Murais artísticos valorizam os espaços internos do TRE-PB
Os murais “Entardecer” e “Praia de Tabatinga” retratam as belezas naturais da Paraíba

Os murais artísticos “Entardecer” e “Praia de Tabatinga” foram finalizados na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Eles compõem o Projeto “Intervenções Artísticas em Painéis”, com o tema natureza. O primeiro mural, de autoria do artista plástico Antônio Cláudio Massa Ximenes, está situado no Espaço Viver, no térreo; já a obra Praia de Tabatinga, no hall do 2º andar.
O projeto, coordenado pela Seção de Engenharia e Arquitetura (SEARQ), visa promover intervenções artísticas nos espaços internos do Tribunal. Além disso, integra às ações da atual gestão voltada à valorização da cultura, cidadania e da humanização do ambiente institucional.
As duas intervenções “Entardecer” e “Amanhecer” do artista plástico Antônio Cláudio Massa foram frutos de um projeto único. A primeira retrata o pôr do sol no sertão, com elementos do bioma caatinga. “Procurei retratar o entardecer sertanejo, dentro de uma ótica invernada. Os açudes estão cheios e garças em volta, se distanciando dessa imagem estereotipada da seca”, detalhou. O poema, de título homônimo, da advogada Maria Berenice Paulo Neto complementa a cena.
Já o mural “Amanhecer”, que expressa a Praia de Cabo Branco, se encontra na antessala da Sala de Sessões, no 1° andar do edifício-sede, contempla um poema de Boisbaudran Imperiano.
O arquiteto e artista, Jonathan Guedes, realizou uma pintura em tinta acrílica retratando a paisagem de Tabatinga, localizado no litoral sul paraibano. Segundo ele, a proposta trouxe um pouco da atmosfera desse lugar para dentro do Tribunal.
“A arte tem esse poder de humanizar o ambiente e aproximar as pessoas da beleza e da cultura do nosso estado. Ao passar pelo corredor, o espectador é surpreendido por essa cena litorânea e pode, ainda que por um instante, ser contagiado pela sensação de leveza e beleza que o litoral sul transmite”, descreveu.
Por fim, o coordenador técnico do projeto e artista visual, Luciano Jordan Castor de Lima, relembra que as intervenções artísticas em cada pavimento da sede do TRE-PB, surgiram com o intuito de tornar os ambientes mais acolhedores, promovendo a sensação de bem-estar nos servidores.
“Além de promover um ambiente mais humanizado, o projeto teve o intuito de estimular os servidores, pois temos muitos artistas. No mural do 6° andar, de minha autoria, convidei dois colegas a pintarem comigo, para que eles pudessem experienciar os fins terapêuticos da arte”, disse.
Além dos artistas mencionados, o projeto conta com a participação de Fernando Castor e Thiago Alves.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na ilustração aparecem dois murais artísticos, à esquerda uma paisagem de mar; e à direita, uma pintura que representa um entardecer no rio, em que a vegetação do entorno é característica do bioma caatinga.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify