TRE-PB inicia Programa de Intercâmbio com visita técnica ao TRE-PR
Dois servidores das Zonas Eleitorais realizarão visita técnica, entre os dias 16 e 18 de setembro

Dois servidores efetivos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), participarão, por meio Programa de Intercâmbio Valorize-se de uma visita técnica nesta terça-feira(15) até 18 de setembro, ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A iniciativa possibilita que servidoras e servidores efetivos das Zonas Eleitorais do Estado conheçam e compartilhem boas práticas institucionais e experiências exitosas, em execução nos Tribunais Regionais Eleitorais, das cinco regiões geográficas do Brasil.
A seleção dos participantes ocorreu com base no desempenho do Prêmio de Eficiência das Zonas Eleitorais. Segundo o texto da portaria n°232/2025, o Programa de Intercâmbio será desenvolvido em cinco etapas, com a participação de dez servidores de Zonas Eleitorais distintas da Paraíba. Os dois primeiros contemplados são: José Fábio de Lima Soares, da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira; e Adriano Wagner Matias Ribeiro, da 26ª Zona Eleitoral de Santa Luzia. Eles acompanharão o juiz membro do TRE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires.
Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o Programa de Intercâmbio Valorize-se, surgiu com o objetivo de proporcionar novas experiências aos servidores das Zonas Eleitorais. “O intercâmbio busca promover a troca de conhecimentos com outros Tribunais Regionais Eleitorais, que já possuem referências importantes e positivas. Dessa forma contribuirá de forma efetiva para o desenvolvimento da Justiça Eleitoral da Paraíba”, destacou.
Os servidores efetivos serão recepcionados pelo corregedor-geral TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza. Na programação ocorrerá a apresentação de experiências institucionais exitosas, a exemplo do projeto CRE Aproxima e o podcast PodCRE. Além disso, os intercambistas realizarão atividades como acompanhar uma sessão de julgamento; e conhecer a Central de Atendimento ao Eleitor da Capital, o Espaço da Memória Eleitoral e a Biblioteca.
De acordo com o chefe de cartório da 26ª ZE, Adriano Wagner Matias Ribeiro, o Programa de Intercâmbio Valorize-se, é uma oportunidade de conhecer a realidade de outros Tribunais. Segundo ele, a expectativa é imensa. “Nós tivemos o privilégio de ser os primeiros a vivenciar a experiência, então estou com grande expectativa. Afinal, o TRE-PR é muito operoso. Quero conhecer as novidades, instalações e trocar conhecimentos com os servidores” revelou.
O chefe de Cartório da 10ª ZE, José Fábio de Lima Soares, também reforçou a expectativa por meio do intercâmbio no TRE-PR. “Espero trazer novas práticas do TRE-PR, já que este Tribunal é referência nacional no que diz respeito à JE. Eu e Adriano agradecemos ao presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, pela iniciativa de valorização do 1° grau”, agradeceu.
Para a coordenadora de Desenvolvimento e Saúde (Codes), Raisse Fernandes Barbosa, o Programa de Intercâmbio Valorize-se é uma experiência muito positiva proporcionada aos servidores efetivos das Zonas Eleitorais do Estado. “Dentro da política de valorização do 1º grau, o Programa é uma oportunidade de que o servidor adquira novos conhecimentos, ao conhecer as boas práticas de outros Tribunais, aplicando a experiência exitosa. Dessa forma, é uma troca enriquecedora para o servidor e ao Tribunal”.
Programação
No dia 16 de setembro, os intercambistas serão recebidos, às 13h30, pelo presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, na Corregedoria Regional Eleitoral. Às 14h, será realizada uma visita às instalações da CRE.
Em seguida, às 15h, ocorrerão apresentações do Projeto CRE Aproxima, curso do Processo Judicial Eletrônico (PJE), além de explanações sobre o Portal Business Inteligente (BI) e o Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (INFODIP). Após o coffe-break, às 16h30, eles visitarão à Central de Atendimento ao Eleitor da Capital. Encerrando o dia, às 17h, com a visita à 2ª Zona Eleitoral de Curitiba.
Em 17 de setembro, a programação começa às 13h30, com a recepção pelo desembargador Luiz Osório Moraes Panza. Em seguida, acontecerá uma sessão de julgamento e, às 15h, apresentação do Projeto de Apoio Processual às Zonas Eleitorais e membros da Corte. Após o coffee-break, às 16h30, ocorrerá a gravação de um episódio do PodCRE.
Encerrando a programação, no dia 18 de setembro, às 14h, eles visitarão o Espaço da Memória Eleitoral e a Biblioteca. Em seguida, conhecerão à Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). Depois do coffee-break, às 16h30, será feita a apresentação do Projeto Eleições, e, às 17h30, a apresentação do Projeto Cidadania Plena.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem dois homens em pé, lado a lado, sorrindo para a foto, no saguão do aeroporto. Eles estão próximos à área de embarque, onde é possível visualizar um painel eletrônico com informações de voos e algumas placas de sinalização. Há outras pessoas circulando no ambiente, além de lojas ao fundo.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify