TRE-PB participa de Seminário sobre Documentação Básica em Campina Grande
Evento reforça articulação interinstitucional para garantir acesso à cidadania de povos indígenas, comunidades quilombolas e outros grupos prioritários

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participou, nesta quinta-feira (11), do II Seminário Estadual sobre Identificação e Acesso à Documentação Básica para Grupos Prioritários, realizado no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. O objetivo buscou fortalecer as políticas públicas de acesso à documentação civil básica, especialmente de segmentos previstos no CadÚnico, como povos indígenas, comunidades quilombolas, ciganos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O evento destacou a relevância da articulação interinstitucional para assegurar a todos os cidadãos o acesso à documentação básica – requisito essencial ao pleno exercício da cidadania.
A Justiça Eleitoral da Paraíba foi representada pelo coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (COGECAD), Charles Oliveira, e pela chefe da Seção de Gestão de Cadastro e Direitos Políticos (SEGECAD), Cibele Bissigo. Ambos integram o Comitê Estadual de Erradicação do Sub-registro Civil e Documentação Básica, responsável pela organização do seminário. O TRE-PB também estará presente no próximo evento, agendado para 16 de outubro de 2025, no município de Patos, sertão paraibano.
O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos e lideranças comunitárias.
Segundo o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (COGECAD), Charles Oliveira, a iniciativa fortaleceu a aproximação das comunidades vulneráveis com as instituições públicas, ampliando a inclusão e a participação social. Na ocasião, as lideranças de comunidades socialmente vulneráveis tiveram a oportunidade de relatar suas principais demandas relacionadas aos serviços da Justiça Eleitoral.
“No evento, as lideranças sugeriram a instalação de seções eleitorais em locais mais próximos às comunidades; a realização de ações educacionais de cidadania; além da capacitação de multiplicadores para uso do autoatendimento digital disponibilizado na Internet”, revelou.
saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem dez pessoas sentadas, palestrando para os participantes do evento, em um auditório. No centro existe um jarro de flores e no lado direito, um banner com o símbolo da polícia penal.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify