TRE-PB realiza reunião sobre Acessibilidade e Inclusão nas Eleições
Encontro com representantes de pessoas com deficiência ouviu demandas para o pleito de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou na manhã desta segunda-feira (8) uma reunião para discutir as necessidades de pessoas com deficiência. O encontro, que ocorreu na Sala de Treinamento, teve como objetivo ouvir e entender as demandas das instituições e ONGs que representam essa parcela da população, visando garantir a cidadania efetiva no pleito de 2026.
A reunião organizada por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID), unidade vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), foi presidida pelo juiz membro da Corte Eleitoral e presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID), Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, que avaliou o encontro como “extremamente positivo”, ressaltando a importância da participação de diversas instituições.
“Foi uma forma importante de nós coletarmos sugestões e informações úteis para que possamos ampliar ainda mais, para as próximas eleições, o direito das pessoas com deficiência a uma maior acessibilidade nos locais de votação e, assim, garantir o exercício democrático do voto”, pontuou.

Participaram do encontro juízes e juízas eleitorais, representantes do Ministério Público Eleitoral, e diversas autoridades e líderes da sociedade civil. Entre elas, representante da Secretaria de Educação de João Pessoa, do Ministério Público Federal, da OAB-PB, da Procuradoria-Geral do Estado, além de presidentes de instituições como a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), a Associação Paraibana de Cegos (APACE) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), entre outros.

Um dos participantes, o juiz titular da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, José Herbert Luna Lisboa, elogiou a iniciativa: “É extraordinária e relevantíssima. Isso traz uma humanização para os serviços eleitorais. O doutor Kéops e o presidente do Tribunal, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, estão de parabéns, como toda a corte”, afirmou. O magistrado destacou que o evento, realizado no ano em que a Lei Brasileira de Inclusão completa dez anos, é uma forma de prestigiar e colaborar para a criação de uma rede de auxílio que proteja cada vez mais as pessoas com deficiência.
Para o Procurador-Geral do Estado, Fábio Brito, o evento é de grande relevância. “É um evento muito importante. A universalização do voto, a garantia do acesso a todas as pessoas que desejem participar do processo democrático é fundamental. É papel do Poder Público como um todo assegurar essa participação, e iniciativas como essa fortalecem cada vez mais a democracia”, avaliou.
Clique AQUI e veja as fotos do evento.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas participando de um evento, em uma sala, sentadas em cadeiras; elas aparecem de costas para a lente, à frente delas há uma mulher segurando um microfone e em segundo plano um quadro branco.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em pé, em uma sala, segurando um microfone, ao lado direito dele uma mulher está sentada em uma cadeira, à frente há uma mesa retangular e em segundo plano um quadro branco.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas participando de um evento, em uma sala, sentadas em cadeiras.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify