TRE-PB segue avançando no projeto da usina fotovoltaica
Acordo de cooperação técnica tem apoio do Ministério Público, que já possui vasta experiência na área

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) seguem avançando na construção do projeto da usina fotovoltaica, por meio de Termo de Cooperação Técnica. Na manhã desta sexta (19), uma reunião discutiu orientações técnicas a serem ajustadas no projeto, como planilha orçamentária, memorial descritivo e custo/benefício da instalação. A usina fotovoltaica será instalada no Distrito Industrial, em João Pessoa.
O projeto, doado pelo engenheiro eletricista Gilvan da Silva Alves Júnior, é revisado pela Coordenaria de Serviços Gerais (Coseg) em parceria com a Seção de Arquitetura e Engenharia (SEARQ). Ele conta com o apoio técnico e consultivo Ministério Público da Paraíba (MPPB) nas etapas de planejamento, arquitetura e licitação.
O MPPB possui a expertise necessária, pois já realizou diversas contratações dessa natureza. O diretor de Licitações do MPPB, Francisco de Assis Martins, considera a construção do projeto da usina fotovoltaica uma oportunidade de trocar experiências. “Ao longo do processo, o MPPB compartilhou aprendizados sobre eventuais dificuldades enfrentadas, evitando que o Tribunal vivencie os mesmos problemas. Por outro lado, o TRE-PB vem colaborando com enriquecimento técnico por meio de seus profissionais de engenharia”, informou.
Segundo o coordenador de Serviços Gerais (COSEG), Edérson de Araújo Júnior, além do projeto da usina, na reunião se discutiu a possibilidade de contratação do projeto executivo para instalação de placas solares na cobertura do edifício-sede. “É um sistema mais rápido de executar, diminuindo parte do consumo de energia elétrica na sede, que hoje é entorno de 60% de todo o consumo do Tribunal”, declarou.
Ao final do encontro, o diretor de licitações do MPPB informou que a equipe do TRE-PB se reunirá com o presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, para levar as demandas debatidas na reunião. “É necessário alinhar com o presidente o que foi dialogado aqui para tomarmos decisões e seguir avançando no projeto”, explicou Francisco Martins.
Estiveram presentes na reunião: o diretor de Licitações do MPPB, Francisco de Assis Martins; a chefe do Departamento de Engenharia e Manutenção do MPPB, Ana Cecília Arcoverde Barbosa; a secretária de Administração, Alessandra Mota de Menezes; o assessor de Segurança da Informação, Diógenes Antônio Tavares Paiva; o coordenador de Serviços Gerais (COSEG), Edérson de Araújo Júnior; a presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Andreza Alves Gomes, o engenheiro civil da SEARQ, Philippe Hypólito Lins Cabral Ribeiro e o servidor da SEARQ, Eduardo Cavalcante Machado.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas em uma sala de reunião.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify