Dados abertos e Web service

Dados Abertos constituem a publicação e disseminação de dados e informações públicas na Web, seguindo alguns critérios que possibilitam sua reutilização e o desenvolvimento de aplicativos por toda a sociedade.

A filosofia de dados abertos não define exaustivamente uma lista de formatos permitidos. Para ser considerado um dado aberto, o conjunto de dados deve estar disponível em um formato de especificação aberta, não proprietário, e estruturado, ou seja, que possibilite seu uso irrestrito e automatizado através da Web. Além disso, é imprescindível que seja utilizado um formato amplamente conhecido. Os formatos CSV, ODS, RDF, XML e JSON são os formatos mais comuns para dados abertos.

Consulte a Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Exemplos de disponibilização de dados abertos no site do TRE-PB:

Estatísticas do eleitorado na Paraíba

Estruturas remuneratórias - Cargos efetivos

Estrutura remuneratória - Cargos em comissão e funções de confiança

A Lei de Acesso à Informação, LAI , preconiza que os órgãos e entidades públicas devem possibilitar o acesso automatizado a seus dados por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina. Os dados são abertos quando permitem a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa.

Um Web service é um conjunto de métodos acedidos e invocados por outros programas utilizando tecnologias Web, ou seja, é utilizado para transferir dados através de protocolos de comunicação para diferentes plataformas, independentemente das linguagens de programação utilizadas nessas plataformas.

Neste contexto, os Web Service e/ou Api’s permitem que novas aplicações possam interagir com as já existentes, o que viabiliza a compatibilidade entre plataformas diferentes.

Resultados via API do sistema Histórico de Eleições

O TRE-PB apresenta um conjunto de web services para prover informações referentes aos resultados de eleições realizadas a partir de 1945.


Exemplos de disponibilização de Web Service ou Api’s no site do TRE-PB:

Web Service sobre Resultado de Eleições

Notícias em RSS do TRE-PB