Assessores de planejamento estratégico da Justiça Eleitoral participam de encontro em Vitória
Os Tribunais Regionais Eleitorais participam da 2ª edição do Encontro de Assessores de Planejamento da Justiça Eleitoral, nos dias 27 e 28 de abril, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na capital Vitória.

Os Tribunais Regionais Eleitorais participam da 2ª edição do Encontro de Assessores de Planejamento da Justiça Eleitoral, nos dias 27 e 28 de abril, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na capital Vitória.
A abertura do encontro contou com a participação de Leda Bandeira, Diretora-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do presidente do TRE-ES, desembargador Álvaro Manoel Rosindo Bourguignon, do diretor-geral daquele Tribunal, Alvimar Dias Nascimento, do Assessor de Gestão Estratégica (AGE) do TSE, Fabiano de Andrade Lima e de 26 outros representantes dos TREs.
A programação abrange diversos temas, como a necessidade do desenvolvimento de sistema informatizado para coleta de dados estatísticos requeridos pelo Conselho Nacional de Justiça, governança na JE, além do compartilhamento de boas práticas.
A diretora-geral do TSE, Leda Bandeira, em seu pronunciamento, destacou a importância do trabalho colaborativo na Justiça Eleitoral, enfatizando a necessidade da troca de experiências entre os TRE's e o TSE.
O Assessor de Gestão Estratégica (AGE) do TSE, Fabiano de Andrade Lima, mediou os debates sobre o alinhamento estratégico da Justiça Eleitoral e criou um grupo de trabalho que ficará responsável por acelerar a produção de estatísticas da Justiça Eleitoral em âmbito nacional. Também foi criada uma rede de governança colaborativa que fará interface com os vários Tribunais Regionais Eleitorais. Para isso, foram eleitos cinco representantes entre os TREs para cada uma das regiões do Brasil. As regiões Sul e Sudeste serão representadas por um integrante do TRE do Paraná. A região Norte terá um representante do TRE do Amazonas. Já a região Nordeste, com nove estados, terá dois representantes: um do TRE de Sergipe e um do TRE do Maranhão. A região Centro-Oeste será representada por integrante do TRE de Goiás.
Para Suênia Bernardo Carneiro, assessora de Planejamento Estratégico do TRE-PB, que representa a Paraíba no encontro, “o encontro tem boas propostas de ações que objetivam fortalecer a estratégia nacional, a integração entre os tribunais e o alinhamento das atividades do TSE com os tribunais regionais de todo o país”, comentou.