Conselho de Governança do TRE-PB realiza a 1ª reunião sobre o planejamento das Eleições 2020

Com um ano de antecedência do microprocesso eleitoral de 2020, o TRE-PB inícia planejamento das eleições

Conselho de Governança do TRE-PB realiza a 1ª reunião sobre o planejamento das Eleições 2020

O Conselho de Governança do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), composto pela cúpula administrativa do Órgão, se reuniu na última sexta-feira (23), no gabinete da Presidência do Tribunal, para apresentar o planejamento das Eleições 2020 e solicitar mudanças para o Projeto de Revisão da Metodologia de Gestão de Projetos do TRE-PB.

O desembargador José Ricardo Porto, presidente em exercício do TRE-PB, abriu a reunião expressando sua total confiança no sucesso da realização das Eleições 2020, pelo fato da Justiça Eleitoral paraibana “ter servidores bem qualificados e de capacidade técnica esplendorosa”, destacou.

Com propósito de aperfeiçoar o Planejamento das Eleições 2020, a Diretoria-Geral do TRE-PB já vinha realizando reuniões prévias com gestores, para avaliar os processos das últimas eleições, colhendo novas ideias e implementando recomendações da Coordenadoria de Auditoria Interna (COAUDI), para a elaboração de um planejamento mais eficaz.

Uma das inovações da construção do planejamento foi a criação de um Plano de Ação para as Eleições em Zonas Eleitorais, que contará com a formalização de um grupo de trabalho, composto por servidores das Zonas Eleitorais, Corregedoria e da Assessoria de Planejamento, para a identificação dos principais marcos das eleições, objetivando a construção de um cronograma de trabalho e análise de riscos que aprimore o gerenciamento das atividades no âmbito das Zonas Eleitorais.

A explanação do Planejamento Integrado das Eleições 2020 ficou a cargo da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPLAN), que teve como principais objetivos apresentar o termo de abertura e o plano de gerenciamento do projeto, alinhado ao Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral paraibana, nos aspectos da segurança e das transparências dos processos institucionais. Além da elaboração do Planejamento Integrado das Eleições, compete a ASPLAN realizar o monitoramento das ações planejadas, atuando como uma unidade de apoio às demais unidades do Tribunal.

Destacou-se, também, o Programa Eleições da Justiça Eleitoral paraibana, que corresponde ao conjunto de projetos e planos de ações voltados para as eleições, como também, o modelo de gestão do programa, que especifica como é feito o monitoramento, a comunicação e os processos de trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer da execução das ações, finalizando com a avaliação. Ficou deliberado que os projetos serão elaborados e aprovados até o dia 29 do mês de novembro.

Com o Planejamento das eleições 2020, é possível prover uma visão clara de todas as etapas de execução, com transparência, facilitando a comunicação das ações relativas ao planejamento, com a atribuição de responsabilidades que serão gerenciadas por unidade durante todos os trabalhos de preparação e execução das eleições, fornecendo aos altos gestores, instrumentos para o acompanhamento das atividades de planejamento.

Buscando o alinhamento da metodologia, para a elaboração dos projetos, houve um treinamento promovido pelo Núcleo de Projeto e Riscos (NPR), que contou com a participação de todas as unidades do Tribunal.

A COAUDI ressaltou que as recomendações da auditoria foram contempladas no projeto, no que se refere a melhoria dos processos de governança, integração entre as unidades, sistema de acompanhamento, execução orçamentária, processos de contratação, análise de risco e controle. Com o objetivo de avaliar as mudanças, a COAUDI informou que será implementado no Plano de Auditoria de 2020, um acompanhamento das mudanças mais estruturantes realizadas no Planejamento das Eleições 2020, com objetivo de avaliar e catalogar indicadores que servirão de referência para o planejamento das próximas eleições.

Também foi solicitado pelo Núcleo de Projeto e Riscos mudanças em torno da documentação dos artefatos e adequação da redação ao vocabulário comum, assim como, ajuste nas premissas e restrições no tocante às datas de conclusão de cinco entregas. Registrou-se que não haverá alteração no prazo final, mas apenas mudança em datas de entregas que tornará mais eficaz o referido projeto. O Conselho deliberou pela aprovação das solicitações de mudanças proposta.

O encontro culminou com a aprovação, deliberada pelo Conselho de Governança, do Planejamento Integrado das Eleições 2020, com a possibilidade de melhorias.

Participaram da reunião, os seguintes membros: o desembargador  José Ricardo Porto (Vice-Presidente, no exercício da Presidência), Alexandra Maria Soares Cordeiro (Diretora-geral), Débora Dalila Tavares Leite (Assessora Especial da Presidência), Silma Leda Sampaio de Albuquerque (Gabinete da Vice-Presidência), Vanessa Melo do Egypto (Coordenadora da Corregedoria), Aline Vilar Silveira Rocha Lopes (Gabinete da Corregedoria), Valter Félix da Silva (Secretário de Administração e Orçamento), Helder Silva Barbosa (Secretário Judiciário e da Informação), Allan William Lucena de Oliveira (Secretário de Gestão de Pessoas), José Cassimiro Junior (Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação), João Demar Lucena Rodrigues (Coordenador de Auditoria Interna), Cosmo Alves da Silva (SEAUD), Humberto Borges Lima de Vasconcelos (ASCOM), Rita de Cássia Santa Cruz Monteiro (GABSAO), Célia Virgínia Almeida da Costa (COINT), Cláudio Aurélio de Araújo Dantas (SINDJUF), Suênia Bernardo Carneiro (Assessora de Planejamento, Estratégia e Gestão), Daniel de Lima Claudino (Núcleo de Projetos e Riscos), Ana Thereza Leal de Sousa (Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão) e Yanick Ramos de Oliveira Silva (Estagiária da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão).

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido