TRE-PB realiza Roda de Conversa em alusão ao Setembro Amarelo
A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (9) e abordou o tema “Amizade: A Ponte que Salva Vidas”

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, na manhã desta terça-feira (9), uma Roda de Conversa com o tema “Amizade: A Ponte que Salva Vidas”. A atividade, voltada a todos os servidores e servidoras da Instituição, ocorreu na Sala de Vivência do edifício-sede e foi transmitida ao vivo para todas as Zonas Eleitorais pelo aplicativo Zoom.
A ação foi conduzida pelo psicólogo e professor Daniel Ouriques, mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em Logoterapia e Psicanálise.
Em sua fala de abertura, a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro, deu as boas-vindas a todos e expressou sua gratidão ao palestrante, Daniel Ouriques. Ela compartilhou um testemunho pessoal sobre como, ao vivenciar uma perda, sentiu o cuidado de Deus através de gestos de amizade, como uma carta, um abraço ou uma mensagem. Alexandra enfatizou a importância de se colocar à disposição das pessoas e de não deixar para depois as palavras e os sentimentos que precisam ser compartilhados, pois, por vezes, “uma simples mensagem pode ser exatamente o que alguém precisa ouvir”. A diretora-geral concluiu incentivando a todos a não se isolarem em sua dor, mas a compartilhá-la, ressaltando que a amizade é um tesouro que nos é confiado e que os amigos são como “irmãos que a gente escolhe na vida”.
De acordo com palestrante Daniel Ouriques, o evento teve como objetivo fornecer formas estruturais, afetivas, emocionais e espirituais para que pessoas que passam por algum drama afetivo ou psíquico consigam ter suportes e não caiam em um sofrimento que as leve a tirar a própria vida. Ele avaliou a iniciativa do Tribunal como fundamental e ressaltou que, na ocasião, o foco da conversa foi a amizade, que pode ser um “trunfo poderoso”. O psicólogo, que já teve “muitos casos” nesse âmbito, finalizou pontuando a importância de um suporte familiar e de amigos que traga não apenas proximidade física e afeto, mas também uma verdadeira estrutura humana.
Para a chefe da Seção de Atenção à Saúde (SAS), Gylmara de Araújo Pereira, a atividade contribuiu para a saúde emocional dos servidores do TRE-PB. Segundo ela, a roda de conversa foi uma oportunidade de acolher aqueles que estejam vivenciando algum conflito interno ou sofrimento emocional, para que, por meio do diálogo, pudessem ampliar novos caminhos e possibilidades. “O Setembro Amarelo é um convite à pausa e à reflexão sobre temas essenciais, como o valor da vida, da amizade e da saúde mental. Afinal, o bem-estar é fundamental para que cada pessoa possa reconhecer os valores que dão sentido a sua existência”, disse.
Setembro Amarelo
No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio. A campanha teve origem nos Estados Unidos, em 1994, após o suicídio de um adolescente chamado Mike Emme. Ele ficou conhecido na cidade por sua habilidade mecânica com carros e por ter reformado um Mustang amarelo.
Por enfrentar problemas emocionais, num momento de desespero, no ano 1994, tirou a própria vida. Em sua homenagem, amigos e familiares escolheram a cor amarela — cor do carro que Mike havia restaurado — como símbolo da campanha. Desde então, o amarelo passou a representar a valorização da vida e a importância do diálogo sobre saúde mental.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Foto Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia, o interior de uma sala. Há uma plateia de pessoas sentadas em cadeiras, voltadas para um homem que está de pé, falando em um microfone. Ele está no canto superior esquerdo da imagem, de lado para a câmera. Na sala, há janelas grandes com grades.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify