TRE-PB inicia dia 15 de setembro pré-atendimento para alistamento eleitoral
A ação faz parte da segunda etapa do PoliTEENzando — Jovem que Vota, Muda a Rota.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE), inicia na próxima segunda-feira (15), a partir das 9h, o pré-atendimento para o alistamento eleitoral dos estudantes que participaram do evento PoliTEENzando. O posto de atendimento será na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, no bairro da Torre, em João Pessoa.
A ação nas escolas faz parte da segunda etapa do PoliTEENzando — Jovem que Vota, Muda a Rota. Seu objetivo é efetivar o cadastramento biométrico dos jovens que possuem voto facultativo, com idades entre 15 e 17 anos. Estão na mira, mais de mil estudantes de 15 escolas participantes do projeto PoliTEENzando, que ocorreu no dia 12 de agosto, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, na Capital.
Em 4 de setembro, o treinamento aos servidores da SEE foi conduzido pelo chefe de Sistemas e Orientação do Cadastro (SESOC), Anderson Kleiner Ramos.O atendimento aos estudantes será dividido em duas etapas: Preenchimento do Título Net e a Coleta Biométrica. Os jovens deverão levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência.
Segundo o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (COGECAD), Charles Oliveira, o pré-cadastro realizado pelos servidores da Secretaria da Educação, contribuirá para agilizar o atendimento presencial.
“Os jovens realizarão o pré-atendimento com a ajuda dos servidores, para o preenchimento dos dados biográficos via Título Net. Isso agilizará o atendimento presencial, que se resumirá na conferência dos dados fornecidos e a coleta da biometria pelos servidores do TRE-PB ”, detalhou.
De acordo com a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, o PoliTEENzando surgiu quando o TRE-PB observou uma baixa na procura dos jovens, entre 15 e 17 anos, pelo alistamento eleitoral.
“Como eles ainda não são obrigados a votar, não estavam interessados em procurar a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento. Embora os jovens sejam super antenados nas redes sociais e em tudo que precisa do seu protagonismo, quando eles não se interessam por política partidária, acabam deixando que outras pessoas escolham seus representantes, tomando decisões por eles”, frisou.
/saragomes/ascom/tre-pb
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em pé, ministrando um treinamento para um grupo de pessoas em uma sala com computadores.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify