Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Eleições 2022 - Emissão da Zerésima do Sistema de Totalização

A 2ª emissão ocorre neste domingo (2/10) às 08h00 na sede do TRE-PB

#PraTodosVerem: Na imagem aparecem sentados, dois homens e duas mulheres, em torno de uma  mesa ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Comissão Apuradora das Eleições 2022, realizou a primeira emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT). A solenidade ocorreu às 14h00, neste sábado (1º), na Sala de Treinamento da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), localizada no 6º andar do edifício-sede do Eleitoral.

A segunda emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), ocorrerá neste domingo (2/10), às 08h00, no mesmo local onde houve a primeira emissão. A finalidade dos eventos é comprovar a inexistência de votos computados no Sistema de Gerenciamento da Totalização, inclusive durante a noite.

Segundo a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, a transparência e a auditabilidade são fatores essenciais para a legitimidade de uma eleição; por isso, o sistema eletrônico de votação que é utilizado no Brasil desde 1996 é dotado de mais de duas dezenas de etapas de auditoria, que asseguram a qualquer eleitora ou eleitor que o seu voto é livre, registrado de forma sigilosa e devidamente contabilizado para eleger os representantes do nosso país.

Foram convocados os representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB), e dos partidos políticos, das federações e coligações. A imprensa, as entidades fiscalizadoras e demais interessados puderam participar do evento.
A Comissão Apuradora das Eleições 2022 é presidida pela vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão; e composta pelos juízes membros Bianor Arruda Neto e Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho; e os servidores Linaldo de Oliveira Lima (Secretário), Silma Leda Sampaio de Albuquerque, Daniel Carneiro da Cunha Meira Moreira da Franca, Andréa Ribeiro de Gouvêa, Suênia Bernardo Carneiro, José Vinícius Veloso Alves, e Tatiana Jerônimo Rodrigues Leite.

O que é a ZERÉSIMA?

Um dos principais elementos desse sistema de auditabilidade e transparência é a zerésima: um relatório que toda urna eletrônica necessariamente emite quando é ligada e que mostra que, na memória, ainda não foi registrado nenhum voto antes de iniciada a votação. Assim, das 7h às 7h30 do horário de Brasília nos dias 2 e 30 de outubro, todas as seções eleitorais do Brasil imprimirão as respectivas zerésimas.

Segundo o artigo 103 da Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre os atos gerais das Eleições 2022, depois de impressa – e uma vez iniciada a votação –, a zerésima deve ser assinada pelo presidente da mesa receptora de votos e pelos demais mesários que a compõem, bem como pelos fiscais de partidos ou federações partidárias que estiverem presentes.

Qualquer cidadão poderá verificar a zerésima da urna eletrônica da sua seção eleitoral quando for votar, porque, segundo a mesma Resolução, ela deverá ser afixada em um lugar visível. Aliás, nesse mesmo lugar de destaque, ainda será afixado o Boletim de Urna (BU), que também é impresso em cinco vias pela urna, desta vez, quando a votação é encerrada pelo presidente da mesa receptora, ou seja, a partir das 17h do horário de Brasília.

Diferentes, mas complementares

Ao contrário da zerésima, que mostra não haver nenhum voto na urna eletrônica no começo do dia da votação, o Boletim de Urna (BU) traz todos os votos que foram depositados no equipamento nas horas que se seguiram, distribuídos entre os candidatos registrados, os votos nulos e os em branco. Assim, comparando um com o outro, tem-se que a urna estava com zero voto antes de o primeiro eleitor fazer a sua escolha e, no fim do dia, a apuração já está feita, restando apenas ao TSE fazer a totalização dos votos pelo país.

/rafaelkoehler/
/com informações do TSE/


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido