TRE-PB promoverá cerimônia de escolha das urnas eletrônicas que serão auditadas

Todos os procedimentos de auditoria, desde o sábado (1º/10), são abertos ao público e serão transmitidos ao vivo, pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube

#PraTodosVerem: Na imagem aparece a imagem do juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Para...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) realizará, neste sábado (1º), a partir das 09h00, na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a cerimônia de escolha de 23 (vinte e três) Seções Eleitorais cujas urnas eletrônicas serão submetidas a procedimentos de auditoria, previstos nos arts. 55 e 56 da Resolução nº 23.673/2021 do Tribunal Superior Eleitoral.

Este pleito traz inovações, como o aumento do número de urnas auditadas e a previsão de cada entidade fiscalizadora escolher uma seção eleitoral na cerimônia de definição das urnas eletrônicas que serão submetidas às auditorias a que se referem os capítulos V (Teste de Integridade) e VI (Teste de Autenticidade) do citado normativo.

No domingo, 2 de outubro de 2022 (Dia das Eleições), as 20 (vinte) primeiras urnas, escolhidas pelas entidades fiscalizadoras na cerimônia, serão expostas ao “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas”, que consiste na verificação do funcionamento das urnas sob condições normais de uso (Votação Paralela), enquanto que outras 3 (três) urnas eletrônicas serão submetidas à verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados.

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas vai acontecer no mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB, no mesmo horário da votação oficial. Concluída a votação, os boletins das urnas auditadas serão emitidos.

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, sob condições normais de uso (Votação Paralela), que acontecerá nas urnas das 20 (vinte) seções escolhidas, consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado. É um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica, conferindo transparência ao Processo Eleitoral.

Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão ser os mesmos encontrados nas urnas de lona que armazenarão as cédulas de papel preenchidas pelas(os) representantes das entidades fiscalizadoras, e por alunas e alunos dos Colégios Lourdinas e Pio X.

Todos os procedimentos, desde o sábado (1º/10), são abertos ao público e serão transmitidos ao vivo, pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube.    

Participam do processo de Auditoria de Urnas Eletrônicas, diversas entidades fiscalizadoras: Partidos Políticos, Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, a Assembleia Legislativa e a Associação Paraibana de Imprensa. As entidades fiscalizadoras legitimadas a participar das etapas da Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas estão previstas no artigo 6º da Resolução nº 23.673/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Todos procedimentos adotados pela Comissão de Auditoria de Urnas do TRE-PB serão checados por 10 (dez) auditores externos da empresa Maciel Consultores, que participarão como fiscalizadores do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições de 2022 é composta pelo presidente da Comissão, Ouvidor Eleitoral e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Ferreira Ramos Júnior; e também pelas servidoras e servidores: Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira, Alexandra Maria Soares Cordeiro, Cláudia Carmem Santos Salles, Débora Queiroga Maia Gonçalves Colaço, Elisabete Barboza de Araújo Reges, Érika Camarotti de Lima, Gerson José da Silva, José Augusto de Oliveira Neto, Luciana de Lourdes Melo Ferreira Norat, Patrícia Soares Lemos, e Viviane Maria Ramalho Teódulo.

Clique AQUI e assista ao vídeo produzido pelo TSE sobre o Teste de Integridade.


Evento: Cerimônia de Escolha das Urnas Eletrônicas que serão Auditadas
Data: 1º/10/2022 (sábado)
Horário: 9h00
Local: Sala de Sessões do TRE-PB
Endereço: Rua Princesa Isabel nº 201, Tambiá, João Pessoa/PB
Transmissão ao vivo: Canal Oficial do TRE-PB no Youtube


/rafaelkoehler/


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido