Fato ou Boato – A Urna Eletrônica não é segura
A Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno em termos de Segurança da Informação

O combate à desinformação é prioritário para a Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.
Uma das Fake News mais propagadas é de que a Urna Eletrônica de Votação não é segura. A Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação. A Urna Eletrônica tem mais de 30 barreiras digitais a serem vencidas para se conseguir efetuar qualquer alteração. Esses mecanismos são postos à prova durante os Testes Públicos de Segurança (TPS). Durante as cinco edições do teste, os sistemas sempre se mostraram seguros e foram aprimorados com ajuda da comunidade técnica.
Os Testes Públicos de Segurança (TPS) foram criados para aprimorar o processo eletrônico de votação, e trata-se de um evento permanente do calendário da Justiça Eleitoral. Realizado, preferencialmente, no ano anterior às eleições, traz a participação e colaboração de especialistas na busca por problemas ou fragilidades que, uma vez identificadas, serão resolvidas – e testadas! – antes da realização das eleições.
Clique AQUI e saiba mais sobre os Testes Públicos de Segurança (TPS).
/com informações do TSE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify