Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Renan Paes Félix assume Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba

Renan Paes Félix é designado para exercer a função de Procurador Regional Eleitoral perante o TRE-PB, por dois anos

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, sentado em uma cadeira, na Sessão Ordinária do T...

Nesta segunda-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu as boas-vindas ao Procurador da República Renan Paes Félix, designado para exercer a função de Procurador Regional Eleitoral perante o TRE-PB, tendo como substituto o procurador da República, Djalma Gusmão Feitosa.

Ambos foram designados pela Portaria PGE nº 10/2023, assinada no dia 23 de outubro de 2023 pelo procurador-geral Eleitoral interino, Paulo Gustavo Gonet Branco. Os novos representantes do Ministério Público Eleitoral cumprirão mandato de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2025. Renan Paes Félix e Djalma Gusmão Feitosa assumem o posto no lugar da procuradora Acácia Soares Peixoto Suassuna e do procurador Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto, respectivamente, que se despediram da Corte no último dia 31 de outubro.

Os procuradores regionais Eleitorais são responsáveis por dirigir e conduzir os trabalhos do Ministério Público Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), zelando pela correta aplicação da legislação, de forma a evitar abusos e assegurar o equilíbrio da disputa. Além dos membros do MPF, integram o MP Eleitoral promotores vinculados ao MP Estadual, que atuam na primeira instância. O PGR também exerce a função de procurador-geral Eleitoral e, acompanhado do vice, atua perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao abrir a Sessão Ordinária, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, cumprimentou o representante do Ministério Público Federal em sua primeira participação perante a Corte Eleitoral, dando-lhe as boas vindas, e saudando: “Seja bem-vindo, estamos aqui, para juntos, Ministério Público e Magistratura Eleitoral trabalharmos em prol da democracia; ...Democracia é igualdade, é paridade, é respeito humano, é sobretudo, fraternidade”, afirmou a presidente.

Em seguida, o procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa, em sua fala, destacou que: “Para homens da estatura de vossa excelência, a felicidade é compartilhar esta paz, é transbordar esta paz, do íntimo para os seus semelhantes, contribuindo no seu trabalho, para a paz social, então é isso que eu lhe desejo, seja feliz nessa caminhada, com a paz no coração, e semeando a paz, onde estiver”.

O próximo a discursar foi o jurista, Francisco Assis Fidelis, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), que desejou ao procurador Regional Eleitoral, Renan Paes Félix: “Uma gestão profícua, exitosa e que contribua para a Justiça Eleitoral e a manutenção da higidez das eleições do nosso Estado”.

Em nome da Corte Eleitoral paraibana, o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva saudou o novo procurador Regional Eleitoral com um poema de Ferreira Gullar, intitulado Homem Comum: “Sou um homem comum, de carne e de memória, de osso e esquecimento, ando a pé, de ônibus, de táxi, de avião, e a vida sopra dentro de mim, homem comum igual a você, cruzo a avenida sob pressão do imperialismo, sou um homem comum, brasileiro, maior, casado, reservista, e não vejo na vida, amigo, nenhum sentido, senão lutarmos juntos por um mundo melhor; ...Seja muito bem-vindo a esta Corte, também de homens e mulheres comuns, que também carregam cestas, e que lutam juntos por um mundo melhor”.

Renan Paes Félix cumprimentou os presentes e agradeceu a presença de todos, ressaltando em sua fala: “É uma imensa honra e, ao mesmo tempo, uma imensa responsabilidade assumir essa bancada”. Ele destacou o biênio de sua antecessora, a procuradora da República, Acácia Soares Peixoto Suassuna, qualificando-a como uma “colega atuante, competente, com uma vivacidade única, e singular, que transforma o ambiente onde ela está; ...Ela deixou uma marca indelével nesta Corte, por isso, é uma grande responsabilidade sucedê-la aqui nesta bancada”. Ele também afirmou que é uma imensa honra assumir a função do Ministério Público Eleitoral: “Sabemos que a Corte Eleitoral, a Justiça Eleitoral, tem a grave e importante função de balizar o acesso ao poder,  tem a grave e importante função de operacionalizar a democracia, de organizar o exercício do sufrágio. Com isso, tem que buscar o ponto de equilíbrio para coibir os abusos, mas também ter o espaço para que o eleitor tenha sua voz respeitada”. asseverou o novo procurador Regional Eleitoral.

Sobre o Procurador

Renan Paes Félix foi servidor do Ministério Público da União (MPU) de 2007 a 2012, ocupando cargos de técnico administrativo e analista processual, tendo trabalhado na PGR, em Brasília/DF. Entre 2012 e 2013, exerceu o cargo de juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 2013, tomou posse como procurador da República, tendo atuado em Sousa/PB, Monteiro/PB, Ceará-Mirim/RN e Natal/RN. Possui mestrado em direito constitucional pela Universidade de Sevilha, na Espanha.

 


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido