Corredores do TRE-PB ganham novos murais artísticos com tema natureza
Dois novos murais foram entregues no Dia do Artista e agora já somam cinco intervenções no Tribunal

Para celebrar o Dia do Artista, comemorado neste domingo(24), o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) recebeu mais duas intervenções artísticas em seus espaços internos. As obras, que unem artes visuais e poesia — assinadas por artistas paraibanos — estão localizadas em dois pontos do edifício-sede: no Espaço Viver, no térreo; e no hall de entrada do elevador, no quinto andar.
O projeto, coordenado pela Seção de Engenharia e Arquitetura (SEARQ), integra as ações da atual gestão voltadas à valorização da cultura, da cidadania e da humanização do ambiente institucional.
O Projeto “Intervenções Artísticas em Painéis” na sede do TRE-PB surgiu a partir de uma proposta do presidente do Tribunal, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao convidar o artista e curador Antônio Cláudio Massa para promover as intervenções nos espaços internos do Tribunal. “O presidente do TRE-PB participou ativamente da seleção das obras, poesias e artistas paraibanos. É uma atitude louvável como gestor público visibilizar a arte, pois contribui não só no aspecto cultural mas também promove o bem-estar no ambiente de trabalho”, destacou.
A iniciativa já instalou cinco murais em cada andar, dos seis pavimentos existentes no prédio-sede. A temática central das obras é a natureza, representada em formas, cores e palavras. O projeto conta com a participação dos artistas plásticos Antônio Cláudio Massa, Jonathan Guedes, Fernando Castor e Thiago Alves, além do servidor do TRE-PB e artista visual Luciano Jordan Castor de Lima, que também atua como coordenador técnico da iniciativa.
O mural “Amanhecer” de autoria de Antônio Cláudio Massa, se encontra na antessala dos conselheiros e contempla um poema de Boisbaudran Imperiano, de nome homônimo. Já o mural concluído ontem (24), também inspirado na natureza chama-se Entardecer, receberá um poema da advogada Maria Berenice Paulo Neto. “É uma grande honra fazer a curadoria dos artistas plásticos e poesias que integram esse projeto”,disse o curador.
Já o arquiteto e artista Jonathan Guedes se inspirou no cenário do Lajedo Pai Mateus, localizado em Cabaceiras. Ele escolheu representar este ponto turístico por compreender a atmosfera transcendental do lugar. “Minha intenção foi criar um convite para que, por um instante, quem passar pelo corredor do quinto andar possa se sentir conectado a esse espaço natural e especial. Sou aquarelista e costumo trabalhar com sugestões por meio das pinceladas. Logo, tentei levar essa característica para o painel”, descreveu.
Segundo Luciano Jordan, o projeto prevê a instalação de painéis de MDF, nos halls dos elevadores de cada pavimento. Além disso, haverá obras nas paredes da antessala da Sala de Sessões, no primeiro andar, e no hall do Salão Nobre, no sexto andar, além de murais poéticos que complementam as intervenções visuais.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece um artista na escada pintando um mural artístico que representa um entardecer no rio, em que a vegetação do entorno é característica do bioma Caatinga.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparece um mural artístico que representa o cenário do ponto turístico Lajedo Pai Mateus, em Cabaceiras. O chão está protegido com papel marrom e existe um balde e materiais utilizados na pintura.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify