Encontro Internacional de Justiça Restaurativa avança nos preparativos
Programação prévia do evento já foi definida por meio de reunião online nesta terça-feira na plataforma Zoom

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), segue nos preparativos para o Encontro Internacional de Justiça Restaurativa 2026, que será realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A Comissão Organizadora do evento definiu, nesta quinta-feira (11), a programação prévia durante reunião online realizada na plataforma Zoom.
Na ocasião, também foram discutidas questões de logística, cerimonial, atribuição de atividades e ajustes finais da programação inicial. Esse momento simboliza a consolidação de um ciclo de trabalho dedicado à institucionalização da Justiça Restaurativa como política pública transversal do Poder Judiciário.
Os temas das palestras já foram definidos. Entre eles: “Uma Nova Forma de Entender a Justiça Restaurativa”, “Cultura Restaurativa e Transformação Institucional”, além da apresentação de projetos e ações do TJPB e TRE-PB. Também ocorrerão painéis temáticos que abordarão “Pena Justa”, “Justiça Restaurativa Estrutural”, o aperfeiçoamento da Resolução CNJ nº 225/2016 e do Plano Pedagógico Mínimo Orientador, entre outros assuntos.

Segundo a juíza coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), a proposta do “Encontro Internacional de Justiça Restaurativa – Caminhos, Resultados e Compromissos” valoriza a coerência com o plano de ação 2025/2026 do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do CNJ, simbolizando o encerramento de um ciclo de gestão pautado na colaboração, na corresponsabilidade e na transformação institucional. “O evento conjuga reflexão, partilha e reconhecimento, fortalecendo a política nacional de Justiça Restaurativa e sua presença nas instituições públicas brasileiras”, avaliou.
A reunião contou com a participação do assessor de Cerimonial (Ascer), Lucas de Medeiros Pereira; da juíza coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ivna Mozart; do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Max Nunes; e da supervisora do Nejure, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma arte do Encontro Internacional
de Justiça Restaurativa 2026.
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma reunião online de quatro pessoas na plataforma Zoom.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


