Laboratório de Inovação avança para entrega no início de janeiro
Obra que transforma o antigo Memorial no LIODS está em fase final. Novo ambiente será marco para a cultura de liderança, agilidade e modernização da Justiça Eleitoral

As obras de reforma do espaço que abrigará o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), também batizado de AGIL (Ambiente de Gestão, Inovação e Liderança), estão em estágio avançado no térreo do edifício-sede. O projeto é prioridade da atual gestão e visa transformar o ambiente, que antes ocupava o Memorial da Justiça Eleitoral, em um polo de criação, mentoria e aprimoramento contínuo dos processos de trabalho.
O novo espaço foi concebido com conceitos contemporâneos, adotando ambientes flexíveis e multiuso, ideais para o desenvolvimento de soluções com metodologias ágeis e design thinking. A iniciativa atende às diretrizes estratégicas e à Resolução CNJ nº 395/2021, alinhando a infraestrutura do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a Meta 9 do Poder Judiciário, focada em inovação.

Entrega Prevista para o Início de 2026
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, confirmou que a maior parte dos equipamentos já está no Tribunal, faltando apenas a entrega do mobiliário específico. O presidente detalhou que o painel de LED e a parte eletrônica já foram adquiridos e estão em posse da Secretaria.
“O trabalho está sendo feito para entregar o quanto antes. O planejamento era para final de dezembro, mas temos essas nuances naturais do processo. Se não entregarmos agora em dezembro, a conclusão se dará no mais tardar, no início de janeiro”, afirmou o desembargador.
O presidente também ressaltou o impacto estratégico da mudança, que permitirá a entrega de uma nova estrutura para a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que terá seu espaço integralmente devolvido. A Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM) será instalada no novo Laboratório, enquanto o Cerimonial ocupará a antiga sala da SEGEM, desocupando, por sua vez, o ambiente da EJE.
Inovação é Benefício Direto ao Cidadão
O secretário de gestão estratégica e modernização (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto, destacou que o AGIL será um catalisador de mudanças na cultura institucional do Tribunal.
“A sala é um equipamento que tem esse objetivo, de trazer um frescor, trazer uma forma nova de pensar, um oxigênio ao método, aos processos de trabalho, à cultura de gestão do tribunal inteiro”, declarou o secretário, explicando que o Laboratório servirá a todas as unidades, da capital e do interior, como um ambiente de transformação.
O secretário reforçou que inovação não se trata apenas de tecnologia futurística, mas sim de transformação que entrega benefício. “Inovação é transformação que entrega benefício direto ao contribuinte, ao jurisdicionado. Então, essa sala tem toda a ambientação, toda uma equipe treinada, todo um conjunto de técnicos para fazer do tribunal uma instituição mais ágil, mais prática, menos burocrática e um lugar melhor para se trabalhar”.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o interior de uma sala de escritório em reforma, com piso vinílico de madeira e divisórias de vidro e metal pretas. Uma estante de madeira clara com nichos e armários está à direita.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o interior de uma sala de escritório em reforma, com piso de madeira clara e divisórias de vidro com esquadrias pretas. Há uma bancada de trabalho em madeira clara encostada na parede. Duas pessoas estão visíveis ao fundo, através do vidro.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


