TRE-PB acompanha Testes da Urna 2025 para reforçar Segurança Eleitoral
Servidores da STIC estão em Brasília na 8ª edição do evento, que visa garantir a confiabilidade e integridade dos sistemas que serão usados em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) demonstra o compromisso da gestão com a integridade e a segurança do processo eleitoral ao enviar uma equipe técnica para participar da 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025. O evento é realizado de 1º a 5 de dezembro na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
A participação dos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PB nesse ambiente de rigor técnico integra o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação, apuração, transmissão e auditoria da urna eletrônica, sendo uma das principais oportunidades de fiscalização aberta do processo eleitoral.
Representaram o TRE-PB no teste os servidores José Cassimiro Júnior (Coordenadoria de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética – COESC), Adailton Ventura da Silva (Coordenadoria de Sistemas – COSIS) e Leonel Marques de Luna Freire (Seção de Segurança Cibernética - SESEC).
Recorde e Abrangência dos Testes
O Teste da Urna 2025 registrou recorde de inscritos e teve 35 planos de ataque aprovados para execução por 27 investigadoras e investigadores. O objetivo é identificar eventuais vulnerabilidades relacionadas à integridade ou ao anonimato do voto, para correção antes das Eleições Gerais de 2026.
A edição de 2025, que integra o Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, abordou diversos componentes de software e hardware essenciais. Entre os sistemas testados, estavam o Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE) e o Software de Votação (VOTA).
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ressaltou na abertura do evento que o Teste da Urna permite a participação direta da sociedade na busca por aprimoramentos. “Convidamos a sociedade para investigar, examinar e verificar se há alguma vulnerabilidade que ainda tenha que ser corrigida antes das eleições”, afirmou a ministra.
A participação dos servidores do TRE-PB nesse ambiente de auditoria e fiscalização permanente demonstra a visão da gestão em promover o aperfeiçoamento contínuo do corpo técnico e garantir a credibilidade do sistema eletrônico de votação na Paraíba.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


