TRE-PB conclui primeira fase da elaboração de estratégia de gestão
A apresentação do diagnóstico a partir das informações produzidas no Workshop de alinhamento encerrou a fase 1 do processo

Um diagnóstico, muitas informações a serem analisadas e definições de estratégias a serem referendadas. Esse foi o resultado da reunião que apresentou ao grupo de desenvolvimento de elaboração da estratégia de gestão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), os resultados obtidos a partir do 1º Workshop de Revisão e Elaboração da Estratégia de gestão ocorrido no início de julho.
Os resultados da primeira fase do processo de elaboração do planejamento foram apresentados pela representante da empresa de consultoria 3 Gen Aline Vênere. O relatório foi produzido a partir da coleta de dados ocorrida na realização do Workshop, quando mais de 200 participantes da justiça eleitoral paraibana estiveram reunidos trabalhando nas metodologias de diagnóstico aplicadas pela empresa.
A reunião aconteceu no formato híbrido, com participantes que estavam na sede e outros que acompanharam de forma online. Aline Vênere trouxe dados que mostraram a análise dos pontos fortes e fracos no ambiente interno da instituição, e ainda as oportunidades e ameaças no ambiente externo.
A metodologia levou em consideração fatores, tecnológicos, políticos, econômicos, ambientais, sócio-culturais e legais. “É importante a instituição ter estratégias para aproveitar as oportunidades e também para mitigar as ameaças”, pontuou a consultora. Nesse sentido, foram vislumbrados cenários e atribuídas classificações como pessimista, realista ou otimista. A partir dos cenários, o relatório apontou comportamentos e respostas estratégicas diante de cada fator.
O presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, acompanhou atentamente os dados, ao lado da diretora-geral Alexandra Cordeiro; do juiz auxiliar Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; do assessor da presidência Eduardo Rangel; do secretário de gestão estratégica e modernização do TRE-PB, José Augusto de Oliveira Neto; e da assessora de governança e gestão estratégica Patrícia Lemos.
“Vamos agora analisar esse relatório. É muita informação para ser refinada depois”, comentou o desembargador Oswaldo Trigueiro. A elaboração de um planejamento de estratégico de gestão para os próximos anos é uma das prioridades de sua atuação como presidente do TRE-PB. Na abertura do Workshop, ocorrido nos dias 7, 8 e 9 de julho em João Pessoa, ele destacou: “Essa será a estratégia construída a partir da escuta de todos, e o legado que deixaremos é o de um planejamento que dialoga com toda a força de trabalho do tribunal”.
Pelo plano estabelecido, em duas semanas, o processo chega ao final da fase dois. “Daqui a duas semanas, a gente de fato volta para bater o martelo e definir quais de fato são os desafios, o que está faltando. Mas, tudo parte dessa lista que está no diagnóstico”, pontuou Aline Vênere.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify