Presidente do TRE-PB visita local para instalar usina fotovoltaica
Projeto visa captar energia solar, transformar em energia elétrica e, assim, gerar economia de gastos ao TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve implantar uma usina fotovoltaica. O objetivo é gerar economia de gastos à instituição a partir da captação da energia solar e transformação em elétrica. O presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visitou na manhã desta quinta (05/06) o local de instalação desse projeto.
A instalação da usina será no anexo de propriedade do TRE-PB que fica localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. O projeto de implantação já vem sendo tratado internamente na instituição desde que foi anunciado como uma das metas da gestão.
De acordo com o desembargador Oswaldo Trigueiro, a partir da entrega do projeto, o próximo passo será a licitação. “Esse espaço do anexo possui área ampla que abrigará com tranquilidade as placas solares que captarão essa energia solar e transformarão isso em economia para o TRE da Paraíba”, explicou ele.
A expectativa é de que a usina fotovoltaica gere cerca de 1,5 Mega Watts de potência e o investimento feito seja retornado em até 3 anos. “A economia é enorme. Hoje, a gente gasta mais de um milhão por ano em todos os prédios do TRE-PB. Imagine a gente tendo essa circunstância sendo absorvida em três anos por essa forma de captação de energia?!”
Energia limpa
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente. “Não é só o lado da economia que importa”, ressaltou o presidente do TRE-PB.
Na visita ao anexo, ele estava acompanhado da diretora-geral do TRE-PB Alexandra Cordeiro. Ambos foram recebidos pela equipe da seção de gestão do patrimônio, sob o comando de Sheila Hidelzuila. É nesse local aonde estão armazenados mobiliários e outros bens ociosos do tribunal. “As instalações e estrutura estão muito bem conduzidas. Temos ali um espaço muito organizado e estruturado para absorver essa nova demanda”, avaliou o desembargador.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify