Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

PoliTEENzando encerra fase de interiorização em Campina Grande

Terceiro evento do TRE-PB reuniu mais de 300 estudantes e focou na proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais, consolidando a expansão do projeto

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grande grupo de jovens e alguns adultos, todos vestindo...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concluiu a fase de interiorização do Projeto PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota nesta sexta-feira (28), em Campina Grande. O terceiro evento do projeto reuniu aproximadamente 300 estudantes da rede pública estadual na 3ª Gerência Regional de Ensino, consolidando a ação que visa estimular a participação política e o exercício da cidadania entre jovens de 15 a 17 anos.

A iniciativa, idealizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), já havia mobilizado mais de 1.000 estudantes na estreia em João Pessoa e cerca de 200 jovens em Patos, nessa quinta-feira (27).


Protagonismo Juvenil e Proteção Digital


O tema central do encontro em Campina Grande foi a “Adultização das Crianças nas Redes Sociais”, uma discussão contemporânea sobre os riscos da exposição precoce no ambiente digital.

A palestra sobre o tema foi conduzida por Stefani Juliana Vogel, chefe de gabinete do deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e colaboradora do Projeto de Lei que deu origem ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025). Stefani Vogel abordou a experiência e a importância do trabalho legislativo voltado à proteção digital da juventude.

A palestrante Stefani Juliana Vogel parabenizou a iniciativa do TRE-PB, destacando que o evento é uma honra para ela, e poder falar para uma “plateia tão entusiasmada” sobre o novo ECA Digital a deixa muito feliz. Segundo ela, essa nova norma altera a lógica de uma internet que atuava sem regras e em prol da lucratividade das empresas, sem respeitar os direitos das crianças e dos adolescentes. A norma traz uma série de direitos e obrigações para as empresas, sendo uma resposta concreta para lidar com o problema da Adultização Digital.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher de cabelos longos, em primeiro plano, usando um...
Foto 1


A chefe de gabinete na Câmara dos Deputados enfatizou que a Adultização Digital representa um desrespeito à própria infância e não é apenas uma aceleração para a fase adulta. “Estudos demonstram que, quando o jovem é estimulado a agir como adulto, isso gera impactos psicológicos e na formação para o futuro. Como 93% dos jovens estão online e quase 30% se conectam antes dos seis anos, é imprescindível que eles saibam seus direitos e o que fazer diante de situações de risco, podendo ficar vigilantes e cobrar a aplicação da lei pelas empresas”, declarou.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, utilizou o debate sobre a Adultização Digital e o Estatuto Digital como exemplo para mostrar a urgência do alistamento eleitoral. O magistrado questionou os jovens sobre como podem cobrar seus representantes no Congresso por projetos que os afetam se sequer possuem o título de eleitor. Ele enfatizou que, embora a política seja frequentemente vista de forma negativa, é por meio do voto que a juventude pode se instrumentalizar para a discussão e para a reforma de leis, sendo o voto facultativo o caminho para sair da omissão e promover a cidadania.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem alunos sentados de costas em um auditório, assistindo a u...
Foto 2


A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, reforçou que o projeto busca promover um diálogo leve e participativo sobre a política: “A ideia é mostrar aos jovens que a política impacta até em situações elementares, como o preço do pão. Portanto, é importante que eles percebam a força da juventude em decisões coletivas”.

O secretário-executivo da SEE-PB, Edilson Amorim, mencionou ter se emocionado ao presenciar estudantes realizando o alistamento eleitoral na Escola Estadual Raúl Córdula, admirados com o cadastro da biometria. “Os estudantes já exercem a democracia na escola por meio de programas de protagonismo estudantil existentes na rede estadual de ensino. No entanto, ao realizar o registro da biometria, naquela máquina, o jovem amplia sua possibilidade de participação na democracia, passando a ter condições de escolher pelo voto, candidatos que os representem”, pontuou.

Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, em pé em um palco, gesticulando com o br...
Foto 3


A representante do Projeto Protagonista Juvenil, Maíza Gabriela da Silva, 17 anos, enfatizou a necessidade de o jovem participar da política para garantir um futuro melhor. Segundo ela, tudo passa pela democracia – desde a busca por uma educação de qualidade até um bom atendimento na saúde pública – e a omissão permite que outros decidam pelas prioridades da juventude. Maíza defendeu que é preciso quebrar o estereótipo de que a política é feita por más pessoas e que o voto consciente exige pesquisa, compreensão e análise das propostas, transcendendo inclinações ideológicas ou pessoais.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma jovem, em primeiro plano, usando uma camiseta branca d...
Foto 4

Sucesso e Engajamento


O PoliTEENzando está em sintonia com a campanha nacional “Votar é a nossa cara”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e visa preparar os jovens para as Eleições de 2026.

Os eventos contaram com a participação de estudantes de diversas instituições, como a EEEFM Severino Xavier de Souza (Biliu de Campina), ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior, ECI Dep. Álvaro Gaudêncio De Queiroz, EEEFM Alceu do Amoroso Lima e EEEFM José Joffily.


Participação

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho acompanhou toda a programação, reforçando o foco nos jovens como protagonistas da mudança. Participaram também da mesa de honra do evento, o juiz membro e diretor da EJE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires; o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a juíza titular da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Rosimeire Ventura; a juíza do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ivna Mozart; a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro; o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edilson Amorim; e a representante do projeto Jovem Protagonista, Emily Franklin.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um painel de debate com cinco pessoas sentadas em cadeiras...
Foto 5



/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/ 
/saragomes/ascom/tre-pb/



Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grande grupo de jovens e alguns adultos, todos vestindo camisetas brancas do projeto “PoliTEENzando”, posando para uma foto em um auditório.

Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher de cabelos longos, em primeiro plano, usando uma camiseta branca do projeto “PoliTEENzando” e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um auditório repleto de jovens.

Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem alunos sentados de costas em um auditório, assistindo a um evento que ocorre em um palco iluminado. No palco, um telão de LED exibe o logo do projeto “PoliTEENzando”, e um homem de camiseta branca estão em pé, falando em um microfone.

Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, usando um boné marrom e camisa social branca, em pé em um palco, gesticulando com o braço direito levantado enquanto fala em um microfone. Atrás dele, um telão de LED em tons de azul e branco exibe o logo do TRE-PB e parte de um texto.

Foto 4: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma jovem, em primeiro plano, usando uma camiseta branca do projeto “PoliTEENzando” e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um auditório iluminado ocupado por jovens sentados em cadeiras escuras.

Foto 5: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um painel de debate com cinco pessoas sentadas em cadeiras transparentes em um palco, e duas pessoas em pé, ao lado direito. Ao fundo, um grande telão de LED exibe o logo do TRE-PB e o título do evento, “PoliTEENzando”, em tons de azul, branco e amarelo.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido