PoliTEENzando encerra fase de interiorização em Campina Grande
Terceiro evento do TRE-PB reuniu mais de 300 estudantes e focou na proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais, consolidando a expansão do projeto

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concluiu a fase de interiorização do Projeto PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota nesta sexta-feira (28), em Campina Grande. O terceiro evento do projeto reuniu aproximadamente 300 estudantes da rede pública estadual na 3ª Gerência Regional de Ensino, consolidando a ação que visa estimular a participação política e o exercício da cidadania entre jovens de 15 a 17 anos.
A iniciativa, idealizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), já havia mobilizado mais de 1.000 estudantes na estreia em João Pessoa e cerca de 200 jovens em Patos, nessa quinta-feira (27).
Protagonismo Juvenil e Proteção Digital
O tema central do encontro em Campina Grande foi a “Adultização das Crianças nas Redes Sociais”, uma discussão contemporânea sobre os riscos da exposição precoce no ambiente digital.
A palestra sobre o tema foi conduzida por Stefani Juliana Vogel, chefe de gabinete do deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e colaboradora do Projeto de Lei que deu origem ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025). Stefani Vogel abordou a experiência e a importância do trabalho legislativo voltado à proteção digital da juventude.
A palestrante Stefani Juliana Vogel parabenizou a iniciativa do TRE-PB, destacando que o evento é uma honra para ela, e poder falar para uma “plateia tão entusiasmada” sobre o novo ECA Digital a deixa muito feliz. Segundo ela, essa nova norma altera a lógica de uma internet que atuava sem regras e em prol da lucratividade das empresas, sem respeitar os direitos das crianças e dos adolescentes. A norma traz uma série de direitos e obrigações para as empresas, sendo uma resposta concreta para lidar com o problema da Adultização Digital.

A chefe de gabinete na Câmara dos Deputados enfatizou que a Adultização Digital representa um desrespeito à própria infância e não é apenas uma aceleração para a fase adulta. “Estudos demonstram que, quando o jovem é estimulado a agir como adulto, isso gera impactos psicológicos e na formação para o futuro. Como 93% dos jovens estão online e quase 30% se conectam antes dos seis anos, é imprescindível que eles saibam seus direitos e o que fazer diante de situações de risco, podendo ficar vigilantes e cobrar a aplicação da lei pelas empresas”, declarou.
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, utilizou o debate sobre a Adultização Digital e o Estatuto Digital como exemplo para mostrar a urgência do alistamento eleitoral. O magistrado questionou os jovens sobre como podem cobrar seus representantes no Congresso por projetos que os afetam se sequer possuem o título de eleitor. Ele enfatizou que, embora a política seja frequentemente vista de forma negativa, é por meio do voto que a juventude pode se instrumentalizar para a discussão e para a reforma de leis, sendo o voto facultativo o caminho para sair da omissão e promover a cidadania.

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, reforçou que o projeto busca promover um diálogo leve e participativo sobre a política: “A ideia é mostrar aos jovens que a política impacta até em situações elementares, como o preço do pão. Portanto, é importante que eles percebam a força da juventude em decisões coletivas”.
O secretário-executivo da SEE-PB, Edilson Amorim, mencionou ter se emocionado ao presenciar estudantes realizando o alistamento eleitoral na Escola Estadual Raúl Córdula, admirados com o cadastro da biometria. “Os estudantes já exercem a democracia na escola por meio de programas de protagonismo estudantil existentes na rede estadual de ensino. No entanto, ao realizar o registro da biometria, naquela máquina, o jovem amplia sua possibilidade de participação na democracia, passando a ter condições de escolher pelo voto, candidatos que os representem”, pontuou.

A representante do Projeto Protagonista Juvenil, Maíza Gabriela da Silva, 17 anos, enfatizou a necessidade de o jovem participar da política para garantir um futuro melhor. Segundo ela, tudo passa pela democracia – desde a busca por uma educação de qualidade até um bom atendimento na saúde pública – e a omissão permite que outros decidam pelas prioridades da juventude. Maíza defendeu que é preciso quebrar o estereótipo de que a política é feita por más pessoas e que o voto consciente exige pesquisa, compreensão e análise das propostas, transcendendo inclinações ideológicas ou pessoais.

Sucesso e Engajamento
O PoliTEENzando está em sintonia com a campanha nacional “Votar é a nossa cara”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e visa preparar os jovens para as Eleições de 2026.
Os eventos contaram com a participação de estudantes de diversas instituições, como a EEEFM Severino Xavier de Souza (Biliu de Campina), ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior, ECI Dep. Álvaro Gaudêncio De Queiroz, EEEFM Alceu do Amoroso Lima e EEEFM José Joffily.
Participação
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho acompanhou toda a programação, reforçando o foco nos jovens como protagonistas da mudança. Participaram também da mesa de honra do evento, o juiz membro e diretor da EJE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires; o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a juíza titular da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, Rosimeire Ventura; a juíza do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ivna Mozart; a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro; o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edilson Amorim; e a representante do projeto Jovem Protagonista, Emily Franklin.

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
/saragomes/ascom/tre-pb/
Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grande grupo de jovens e alguns adultos, todos vestindo camisetas brancas do projeto “PoliTEENzando”, posando para uma foto em um auditório.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher de cabelos longos, em primeiro plano, usando uma camiseta branca do projeto “PoliTEENzando” e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um auditório repleto de jovens.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem alunos sentados de costas em um auditório, assistindo a um evento que ocorre em um palco iluminado. No palco, um telão de LED exibe o logo do projeto “PoliTEENzando”, e um homem de camiseta branca estão em pé, falando em um microfone.
Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, usando um boné marrom e camisa social branca, em pé em um palco, gesticulando com o braço direito levantado enquanto fala em um microfone. Atrás dele, um telão de LED em tons de azul e branco exibe o logo do TRE-PB e parte de um texto.
Foto 4: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma jovem, em primeiro plano, usando uma camiseta branca do projeto “PoliTEENzando” e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um auditório iluminado ocupado por jovens sentados em cadeiras escuras.
Foto 5: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um painel de debate com cinco pessoas sentadas em cadeiras transparentes em um palco, e duas pessoas em pé, ao lado direito. Ao fundo, um grande telão de LED exibe o logo do TRE-PB e o título do evento, “PoliTEENzando”, em tons de azul, branco e amarelo.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


