Projetos estratégicos do TRE-PB alcançam 20% de execução
Na 2ª RAE, que aconteceu nesta segunda-feira (24), em João Pessoa, os gestores de cada projeto apresentaram os avanços e as dificuldades enfrentadas

Os projetos estratégicos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) alcançaram, em média, 20% de execução. Esse foi o resultado da segunda Reunião de Acompanhamento Estratégico ( RAE), durante evento que ocorreu nesta segunda-feira (24). A evolução dos 20 projetos de gestão foi apresentada por servidores (as) e magistrados (as) à alta gestão do TRE-PB, na presença de convidados. A 2ª RAE ocorreu no Salão Nobre do edifício-sede, em João Pessoa.
No início do evento, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho mencionou os nomes dos 15 policiais militares da guarda reserva que foram designados para fazer a segurança de 15 Zonas Eleitorais, a partir de diagnóstico feito pela própria Polícia Militar da Paraíba. A segurança dos Cartórios Eleitorais será feita por meio do projeto Zona Segura, uma parceria entre o Governo da Paraíba e o TRE-PB, firmada por acordo de cooperação. O comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca, representou o órgão estadual.
Na ocasião, os gestores de cada projeto, compostos pela dupla de um(a) servidor(a) e um(a) juiz(a) gestor(a), apresentaram os resultados-chave alcançados e as dificuldades durante o processo.
Todos os projetos foram cadastrados na ferramenta de gestão Notion, que funciona como um painel de monitoramento. Nela, os gestores conseguem visualizar, de forma didática, o andamento das ações, com a marcação de etapas concluídas e a indicação percentual da evolução.
De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, a 2ª RAE inaugura uma etapa prática. “Hoje, a gente começa, de fato, a trabalhar. Após a primeira reunião, os gestores passaram a ter domínio dos projetos, o que permitiu o início das iniciativas, reuniões e encaminhamentos necessários. É importante dizer também que alguns projetos são mais urgentes, enquanto outros exigem mais amadurecimento, discussões e debates, dada a diversidade de temas envolvidos", afirmou.
Os projetos foram divididos em seis eixos, entre eles: Imagem, Articulação e Redes de Cooperação; Serviços Eleitorais e Jurisdicionais; Eficiência Operacional e Gestão Orçamentária; Gestão de Pessoas e Ambiente Organizacional; Práticas de Gestão e Sustentabilidade e Infraestrutura e TIC.
Um dos projetos apresentados foi a Usina Fotovotaica, que tem como gestores a juíza eleitoral Vanessa Moura e o servidor Diógenes Paiva. Na apresentação a juíza detalhou alguns resultados-chave alcançados, a exemplo da conclusão do projeto básico da obra de construção da usina de geração fotovoltaica e da meta de reduzir em 30% o consumo de energia elétrica na sede do Tribunal. “O objetivo final é transformar a infraestrutura da Justiça Eleitoral da Paraíba em um ambiente 100% abastecido por energia renovável”, destacou.

Atualmente, o projeto encontra-se com duas contratações em andamento: uma para a construção da usina fotovoltaica no Distrito Industrial, cuja abertura está marcada para esta quarta-feira (26); e a outra é referente à instalação de placas solares na cobertura da sede do Tribunal."Por ser um projeto de grande porte e custo elevado, estamos enfrentando algumas dificuldades, a exemplo de impugnações no procedimento licitatório. Afinal, centenas de empresas têm interesse nesse projeto”, complementou a juíza.
O Projeto BI (Business Intelligence) de Controle Orçamentário também avança gradativamente. Até a 2ª RAE, a juíza Maria Eduarda Borges e o servidor Francisco Gomes, auxiliados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) concluíram a regra de negócio que servirá de base para o desenvolvimento do sistema Quipó – uma solução tecnológica que visa aperfeiçoar o controle e o acompanhamento da gestão orçamentário-financeira da alta gestão e das secretarias envolvidas.
Os resultados mencionados pelos gestores do projeto foram: o mapeamento da regra de negócio em duas etapas – o cenário atual e a proposta de melhoria – e a entrega do modelo de dados. A meta para a próxima RAE é entregar um protótipo do sistema no módulo orçamentário.

Outro projeto em andamento é o Arquivo Central, que cumpriu cerca de 37,74% das metas. Ele tem o objetivo de concentrar o acervo processual em um único espaço, modernizando a gestão documental, aprimorando o tratamento dos arquivos, garantindo maior segurança na preservação dos documentos e acelerando o acesso às informações. Mais de 20 Zonas Eleitorais já tiveram seus arquivos transferidos para o novo espaço e, até maio de 2026, a meta é unificar todo o acervo da Justiça Eleitoral. Os gestores do projeto são o juiz Jailson Shishue e o servidor Welligton Alves.
Na avaliação da secretária substituta de Gestão Estratégica e Modernização do TRE-PB (SEGEM), Maria Eridan Pimenta, a conclusão de 20% é um indicador positivo no primeiro ciclo. “Apesar de os 20 projetos terem níveis diferentes de complexidade, os avanços foram significativos. Isso tem movimentado a gestão e direcionado os esforços para o alcance dessa primeira etapa da estratégia”, analisou.

Por fim, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, amparado pelos secretários, sugeriu possíveis soluções às dificuldades apresentadas pelos gestores de cada projeto. Ao final, o gestor agradeceu o empenho de todos os envolvidos e anunciou que a próxima RAE será realizada em dezembro. “Espero que possamos evoluir ainda mais e possamos afirmar que a administração está alinhada, tendo como princípio norteador o espírito público, capaz de transformar e melhorar a vida do eleitor. Para isso, é fundamental garantir um ambiente de trabalho adequado aos juízes e servidores”, finalizou
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: A fotografia de capa mostra a 2ª Reunião de Acompanhamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acontecendo em um amplo salão. No centro da imagem, há uma grande mesa em formato de “U”, coberta com toalhas brancas, onde estão sentados magistrados, servidores e gestores do Tribunal. À direita da imagem, um grande painel branco cobre a lateral da mesa e exibe a inscrição “ESTRATÉGIA TRE-PB 2025-2032” ao lado da logomarca da Justiça Eleitoral.
#PraTodosVerem: A fotografia 1 mostra um homem e uma mulher realizando uma apresentação ao público.
#PraTodosVerem: A fotografia 2 aparece dois homens fazendo uma apresentação ao público
#PraTodosVerem: A fotografia 3 aparecem o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro e o vice-presidente e corregedor, Márcio Múrilo em evidência na mesa.. Do lado direito da imagem, aparecem homens e mulheres sentados.
Confira os 20 projetos estratégicos
Eixo: Imagem, Articulação e Redes de Cooperação
Projeto 1: Plano Estratégico de Comunicação Institucional
Magistrado gestor: Judson Kildere
Servidor responsável: Michelle Sousa
Projeto 2: Preparação Museu do TRE
Magistrado gestor: Kéops Vasconcelos
Servidor responsável: Diogo Barbosa
Eixo: Serviços Eleitorais e Jurisdicionais
Projeto 3: Integração de análise de Prestação de Contas com IA
Magistrado gestor: Gustavo Procópio
Servidor responsável: Wesley Santos
Eixo: Eficiência Operacional e Gestão Orçamentária
Projeto 4: Novo modelo orçamentário
Magistrado gestor: Philippe Guimarães
Servidor responsável: Eduardo Rangel
Projeto 5: Sistema de controle orçamentário e financeiro
Magistrada gestora: Maria Eduarda
Servidor responsável: Francisco Gomes
Projeto 6: Nova estrutura organizacional do TRE-PB
Magistrado gestor: Jeremias De Cássio
Servidora responsável: Patrícia Lemos
Eixo: Gestão de Pessoas e Ambiente Organizacional
Projeto 7: Sistema de Gestão de Competência
Magistrado gestor: Renato Levi
Servidora responsável: Aline Vilar
Projeto 8: Sistema de Gestão de Desempenho
Magistrada gestora: Thana Michelle
Servidora responsável: Raisse Fernandes
Projeto 9: Redimensionamento da força de trabalho
Magistrado gestor: Alirio Maciel
Servidora responsável: Luciana Norat
Projeto 10: Processo seletivo para ocupação de cargos
Magistrada gestora: Renata Barros
Servidor responsável: Pedro Henrique
Projeto 11: Valorize-se
Magistrada gestora: Alessandra Varandas
Servidor responsável: Adriano Wagner
Projeto 12: Políticas institucionais com temas atuais
Magistrada gestora: Carmem Hélen
Servidora responsável: Marianna Albuquerque
Eixo: Práticas de Gestão e Sustentabilidade
Projeto 13: Usina fotovoltaica
Magistrada gestora: Vanessa Moura
Servidor responsável: Diógenes Paiva
Projeto 14: Atendimento inclusivo
Magistrado gestor: Israela Pontes
Servidora responsável: Claudia Ysabell y Morais
Projeto 15: LIODS – instituição da Política de Inovação
Magistrado gestor: Pedro Henrique
Servidora responsável: Anália Eugênia
Eixo: Infraestrutura e TIC
Projeto 16: Plano de obras
Magistrada gestora: Hygina Josita
Servidor responsável: Ederson Araújo
Projeto 17: Zona Segura
Magistrado gestor: Roberto D’Horn
Servidora responsável: Viviane Andrade
Projeto 18: Arquivo central
Magistrado gestor: Jailson Shisue
Servidor responsável: Wellington Alves
Projeto 19: Plano Diretor de TIC
Magistrado gestor: Pedro David
Servidor responsável: Vinícius Veloso
Projeto 20: Plataforma de serviços eleitorais
Magistrada gestora: Paula Frassinete
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


