Museu Eleitoral tem projeto finalizado e licitação deve sair em breve
Os detalhes do projeto foram apresentados em reunião do TRE-PB envolvendo SUPLAN, arquitetos, engenheiros e membros da comissão de notáveis do Museu

O Museu Eleitoral – Memorial da Democracia já está com projeto concluído e prestes a ser licitado. A expectativa é de que, em quatro meses, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) entregue à população o equipamento. As informações foram transmitidas durante reunião na sede da instituição, envolvendo a equipe técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a presidência do Tribunal e membros da comissão de notáveis de implantação do Museu.
De acordo com a arquiteta Cristina Evelise, o encontro foi para apresentar o Projeto Arquitetônico de Reforma do Casarão de Azulejos, imóvel tombado que abrigará o Museu. “A intervenção proposta, além de contemplar a exposição do acervo histórico de documentos, mobiliário de época e equipamentos (como a evolução das urnas de votação eleitoral), prevê o desenvolvimento de um projeto luminotécnico específico e também inclui a adequação do prédio às normas técnicas de acessibilidade e à legislação do Corpo de Bombeiros”.
Para o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, foi muito importante visualizar o Museu através de todos os detalhes do projeto. “Pudemos ver como, de fato, o Museu vai ficar: o acesso, a acessibilida
de, o elevador, a disposição de onde serão expostos os artefatos da história do TRE da Paraíba. Foi uma versão final e agora segue para a abertura da licitação. Acho que, em quatro meses, após iniciadas as obras, teremos inaugurado o Museu”.
O desembargador Marcos Cavalcanti, que preside a comissão de notáveis de implantação do projeto, classificou a reunião como bastante produtiva. “Houve uma boa explanação do projeto arquitetônico por arquitetos e engenheiros, para execução em breve. Minha impressão foi muito positiva e achei o projeto muito moderno e inteligente”.
Também integrante da comissão, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, Marcílio Franca, disse que o projeto arquitetônico apresentado equilibra o respeito ao tombamento histórico e a responsabilidade social de garantir acessibilidade ao patrimônio cultural. “A intervenção enfrenta, com maestria, um dos maiores desafios da arquitetura e do Direito do Patrimônio Cultural: harmonizar preservação e funcionalidade, respeitando o ‘princípio da legibilidade’, ou seja, distinguir o antigo do novo. Nesse sentido, me chamou especial atenção a torre em metal e vidro, que abrigará elevador e escada. O contraste intencional entre os materiais modernos e a estética histórica do palacete segue a diretriz internacional de que a intervenção deve ser reversível, distinguível e não imitativa”, detalhou.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, confirmou que encaminhará a documentação da licitação na próxima semana e, após os trâmites, ela deve ser publicada nos dias seguintes. “O valor total da obra do Museu Eleitoral ainda está sendo fechado”.
Além de toda a equipe técnica da Suplan, também participaram da reunião o juiz Kéops Vasconcelos, diretor da Escola do Judiciário Eleitoral (EJE-PB); a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro; o assessor da Presidência, Eduardo Rangel; e os arquitetos Umbelino Peregrino e Luciano Jordan.
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece dois grupos de pessoas em uma reunião. Um, em torno de uma mesa retangular e o outro sentado assistindo.
#PraTodosVerem: Na Fotografia interna, aparece do Casarão de Azulejos de João Pessoa, local aonde vai funcionar o Museu Eleitoral
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify