TRE-PB realizou mais uma ação de cidadania nas escolas
Iniciativa está alinhada com a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”.

Com o objetivo de conscientizar sobre cidadania e acessibilidade e respeito à diversidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) realizou uma palestra sobre Acessibilidade e Diversidade, na Escola Municipal Arnaldo de Barros, em João Pessoa. A ação educativa, que ocorreu nesta quinta-feira (2) faz parte do trabalho contínuo do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Naid) em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE), em transmitir conhecimento sobre o processo eleitoral e exercício dos valores democráticos.
Além de explanar sobre o papel da Justiça Eleitoral, a responsável pelo NAID, Valnia Lima Veras Mariani Alves, enfatizou que a palestra Acessibilidade e Diversidade possui um caráter pedagógico. “ Os jovens não tinham conhecimento que a urna eletrônica oferece recursos inclusivos à pessoa com deficiência, a exemplo do Sistema Braille e audiodescrição. Afinal, Votar é Direito de Todos”, disse.
Segundo Valnia, outro ponto abordado na ação foi a conscientização sobre grupos minorizados, a exemplo mulheres transexuais, pessoas negras e pessoas com deficiência por meio da simulação de uma eleição. “ A dinâmica, que simulou uma eleição com personagens de grupos minorizados, contribui para a inclusão social e respeito à dignidade humana. Portanto, ações como esta de cidadania nas escolas são importantes para que os alunos acolham a diversidade”, destacou.
Na ocasião, o chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa, discorreu sobre a importância da Justiça Eleitoral e como a chegada da urna eletrônica melhorou o processo eleitoral. “Contextualizei sobre a consolidação do processo democrático no Brasil, falamos sobre a segurança das urnas e também conscientizamos sobre as fakes news”, explanou.
Ele reforçou que a EJE desenvolve há anos atividades educativas na área de cidadania. “ A gente vai nas escolas ou recebe os alunos na sede do Tribunal. O propósito é dialogar sobre valores democráticos. Realizamos atividades lúdicas, como também tiramos dúvidas de pensamentos equivocadas, levando-os a reflexão”, destacou.
Segundo o diretor da Escola Municipal Arnaldo de Barros, Humberto da Nóbrega, o projeto Liderança estudantil e Protagonismo, estimula a gestão participativa dos alunos no ambiente escolar. “Esse projeto mostra a importância da eleição dos presidentes de turma, estimulando a cidadania e protagonismo estudantil. A presença do TRE-PB na escola é uma forma de vivenciar na prática tudo que foi trabalhado no decorrer do ano”, frisou.
O aluno do 9º ano Yuriel Rhian de Souza, 14 anos, achou muito importante a palestra sobre a importância das eleições. " Eu já tinha uma confiança na segurança do processo eleitoral mas depois que o palestrante contextualizou sobre o processo democrático no Brasil e esclareceu dúvidas sobre fake news, fiquei ainda mais consciente dos meu dever enquanto futuro eleitor”, afirmou.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma criança com deficiência física votando na urna eletrônica trazida pela Justiça Eleitoral
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify