TRE-PB apresenta projeto Destinação Sustentável de Bens de Informática
Além do eleitoral paraibano, outros Tribunais compartilharam experiências na I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste

A experiência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na Destinação Sustentável de Bens de Informática foi apresentada durante programação da I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste. Este projeto, apresentado nesta sexta-feira (17), foi uma das quatro experiências compartilhadas pelos TRE’s. O evento ocorreu no Fórum Maximiliano Figueiredo, em João Pessoa.
Os equipamentos eletrônicos substituídos pelo Tribunal permaneciam armazenados por anos no depósito do órgão, até se tornarem obsoletos e acabarem como lixo eletrônico. O projeto surgiu a partir da necessidade de encontrar um destino sustentável a estes materiais. Segundo o idealizador e coordenador de Infraestrutura (Coinf), Marcell Manfrin, a realidade começou a mudar em 2021, quando o Tribunal iniciou a destinação desses equipamentos eletrônicos. “Os equipamentos totalmente obsoletos e inservíveis passaram a ser encaminhados à Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), responsável pela destinação correta do lixo eletrônico. Já os itens ainda funcionais, embora não atendessem os critérios de segurança e atualização de softwares exigidos pelo Tribunal, começaram a ser doados a instituições de ensino, escolas municipais e organizações sociais”.
A iniciativa já resultou na doação de mais de 1.700 equipamentos, incluindo computadores, monitores, equipamentos de rede e impressoras. Entre as instituições beneficiadas estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Instituto PaliAtivo – voltado a cuidados em saúde, A Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mamanguape, Além do Centro Nacional de Aprendizagem Profissional.
Com a prática da manutenção preventiva, o projeto Destinação Sustentável de Bens de Informática propiciou o aumento da vida útil desses materiais, entre sete e dez anos. Além de uma economia de cerca de R$3,5 milhões
Em paralelo as ações de reaproveitamento, o projeto promoveu o descarte sustentável de 1.200 bens inservíveis, garantindo que materiais sem viabilidade de uso não se transformassem em passivos ambientais, mas fossem reciclados de forma ambientalmente adequada.
Para coordenador de Infraestrutura, Marcell Manfrin, o projeto demonstra que é possível conciliar boa gestão patrimonial, economia e impacto social. “É um projeto importante porque mostra que, fazendo uma boa gestão dos bens — desde a aquisição, manutenção e até a destinação final. Dessa forma, é possível gerar uma economia financeira e um impacto social pois eles são destinados a instituições de ensino e instituições que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Além da participação da Justiça Eleitoral paraibana, os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados de Sergipe, Maranhão e Piauí também compartilharam boas práticas voltadas à sustentabilidade. O TRE Sergipe abordou o tema “Sustentabilidade com Resultados: A experiência do TRE-SE no monitoramento do PSL”. Em seguida, o TRE Maranhão expôs o projeto “Transformando nossos espaços e reaproveitando com amor e arte”. Já o TRE Piauí explanou sobre a “Experiência da rede colaborativa Piauí Sustentável”.
O juiz membro do TRE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, conduziu as apresentações. Ele ressaltou a importância deste evento para enriquecer os nossos conhecimentos em boas práticas de sustentabilidade. “Eu estou presidindo a Comissão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade, então, de alguma forma, tenho experiência no campo da sustentabilidade. Os projetos apresentados são muito interessantes e, com certeza, vai servir de inspiração para elaborarmos iniciativas sustentáveis no âmbito do TRE-PB”, declarou.
Confira as fotos no FLICK
I Semana Nacional de Sustentabilidade
A abertura da Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário teve início nesta quinta-feira (16)com uma cerimônia simbólica de plantio de 10 árvores, duas delas por presidentes dos TRE’s, da Paraíba e Acre, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e a desembargadora Waldirene Cordeiro, respectivamente. A ação ocorreu no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região)
A Semana busca integrar práticas sustentáveis à rotina institucional, promovendo a troca de experiências entre os tribunais nordestinos e fortalecendo a cooperação regional. O foco é nos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).
Um das características inovadoras do evento é de que ele será inventariado quanto às emissões de gases de efeito estufa. Todas as emissões provocadas pelo uso de gasolina, álcool, diesel, gás de cozinha, gás de ar-condicionado e gás de extintores de incêndio, (caso use) além da energia elétrica utilizada na Semana e os deslocamentos aéreos serão computadas. A ideia é que os Tribunais façam a compensação das emissões nos respectivos inventários de 2025. Pretende-se divulgar o resultado das emissões de gases de efeito estufa (tCO2e) do evento até 30 dias após a conclusão da Semana.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece três homens, sendo um discursando em público para um auditório
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify