TRE-PB participa de evento de inclusão cidadã por meio da documentação básica
O III Seminário Estadual sobre Identificação e Acesso à Documentação Básica para Grupos Prioritários aconteceu em Patos nesta semana

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-PB), participou do III Seminário Estadual sobre Identificação e Acesso à Documentação Básica para Grupos Prioritários, realizado na cidade de Patos, no Sertão paraibano.
O evento foi promovido pelo Comitê Gestor Estadual da Paraíba para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, reunindo representantes de órgãos públicos, instituições parceiras e lideranças comunitárias.
O TRE-PB foi representado pela chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos, Cibele Fonseca Bissigo e Sousa, e pelo coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos da Corregedoria, Charles Elias Ferreira de Oliveira. O III Seminário foi o último do ano realizado pelo Comitê, sendo que o primeiro ocorreu em agosto, na Capital, e o segundo, em setembro, na cidade de Campina Grande.
Durante o evento, foi promovida a escuta das comunidades e a identificação de necessidades. O principal objetivo do seminário foi ouvir as lideranças dos grupos prioritários da região — como comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas e pessoas em situação de vulnerabilidade social — para identificar as principais demandas relacionadas à documentação civil e eleitoral, etapa essencial para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social.
Durante o encontro, o TRE-PB, que integra o Comitê e vem participando ativamente das ações em todo o Estado, realizou escutas e levantamentos junto aos participantes, a fim de compreender melhor as demandas locais no que se refere ao acesso aos serviços eleitorais.
Foram verificadas a necessidade de novos locais de votação em áreas de maior concentração populacional, a necessidade de melhorias de acessibilidade nos locais de votação existentes, a instalação de postos temporários para alistamento, transferência e revisão eleitoral, além da possibilidade de ações educativas voltadas à democracia, ao exercício do voto e à transparência eleitoral. A capacitação de lideranças comunitárias para auxiliar moradores no uso dos serviços on-line da Justiça Eleitoral também faz parte das ações avaliadas para serem implementadas.
Segundo Charles Oliveira, as informações coletadas durante o evento serão analisadas pela Corregedoria Regional Eleitoral, com o objetivo de subsidiar futuras iniciativas do TRE-PB que ampliem o acesso à Justiça Eleitoral e reforcem a cidadania ativa e participativa dos grupos prioritários.
“Eventos como este fortalecem o papel social da Justiça Eleitoral ao aproximá-la das comunidades e permitir que suas demandas sejam ouvidas de forma direta. A escuta ativa dos grupos prioritários é essencial para aprimorar a acessibilidade dos locais de votação, expandir o atendimento e assegurar que o direito ao voto seja exercido com dignidade e igualdade".
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas em pé por trpas de uma mesa
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify