Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB começa transferência de documentos dos cartórios para arquivo único

O cronograma começou com a transferência de arquivos da 7ª Zona Eleitoral de Mamanguape para o galpão do Anexo do TRE-PB, no Distrito Industrial

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem estantes arrumadas numa parede de uma sala com pr...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu início, nesta segunda-feira (20), ao cronograma de transferência de documentos armazenados nos cartórios eleitorais da Paraíba para o Arquivo Único, que vai funcionar no prédio do Anexo, no Distrito Industrial de João Pessoa. A primeira transferência foi do material que estava armazenado na 7ª Zona Eleitoral de Mamanguape.

De acordo com o juiz gestor do Projeto Arquivo Único, Jailson Shizue Suassuna, foram transferidos de Mamanguape 440 caixas de processos judiciais e administrativos dessa zona eleitoral. “Trouxemos todo o acerco de documentos para o anexo aonde garantiremos a preservação desses documentos. Estamos tirando processos físicos antigos de dentro dos cartórios eleitorais, garantindo mais salubridade para os servidores e a população atendida tornando o ambiente mais espaçoso e confortável”.

O Arquivo Único é um dos projetos estratégicos do TRE-PB e atende a uma política determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de resoluções. A iniciativa tem como objetivo otimizar os espaços físicos dos cartórios eleitorais em todo o estado, ao mesmo tempo em que transfere para a Seção de Documentação (Sedoc), vinculada à Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), a responsabilidade pela gestão e pelo controle desse material, de maneira mais especializada e eficiente.

#PraTodosVerem: Na fotografia interna, aparece um grupo de pessoas em na sala do arquivo único c...

Quase 80 toneladas de documentos serão retiradas das 68 zonas eleitorais paraibanas e encaminhadas para o Anexo. Até março de 2026, o Tribunal vai cumprir o cronograma de transferência dos arquivos das zonas eleitorais. Nesta terça-feira (21), a transferência será do cartório de Jacaraú; na quarta-feira (22), dos cartórios de Santa Rita; na quinta (23), de Bayeux; e na sexta (24), de Alhandra.

De acordo com o coordenador de Gestão da Informação (CGI), Wellington Alves, a centralização em um arquivo único tem o objetivo de permitir que a Justiça Eleitoral faça a gestão profissional de todo o acervo documental de guarda permanente que possui. “Como estará tudo reunido em um único lugar, vamos poder identificar inúmeros processos históricos, passíveis de serem exibidos no museu. Vamos poder abrir todo esse acervo para pesquisadores, para a comunidade científica e para a sociedade em geral. É um projeto que tem vários desdobramentos.”

Destacando que o projeto Arquivo Único é pioneiro na Justiça Eleitoral do Brasil, o coordenador da CGI ressaltou ainda que ele é de suma importância no âmbito arquivístico. “Com a centralização de todo o arquivo eleitoral paraibano, vamos poder fazer uma gestão especializada de toda a documentação, padronizando serviços e aprimorando a gestão documental. Teremos um controle total da documentação pertencente ao TRE-PB, com a catalogação e a criação do inventário documental.”

michellesousa/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem estantes arrumadas numa parede de uma sala com profundidade, contendo caixas coloridas que armazenam documentos

#PraTodosVerem: Na fotografia interna, aparece um grupo de pessoas em na sala do arquivo único com os primeiros documentos já arrumados em caixas na estante ao fundo


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido