TRE-PB discute formação do acervo do Museu da Justiça Eleitoral
No encontro ficou acordado que a Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI) realizará o inventário do acervo a ser instalado no Museu, localizado no Centro de João Pessoa.

O presidente da Comissão de Notáveis do Museu Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti, se reuniu com servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para discutir sobre a formação do acervo do Museu da Justiça Eleitoral- Memorial da Democracia.
De acordo com o chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Barbosa Alves, os servidores envolvidos irão inventariar os itens que já compõem o acervo, bem como selecionar outras peças que desejam adquirir. “Dentro do nosso acervo, entre objetos, documentos e fotografias, estamos selecionando o que será exposto no novo Museu, inclusive identificando tudo o que precisa ser previamente restaurado. Outro ponto é buscar novos itens entre as Zonas Eleitorais do interior, outros TRE's ou até mesmo familiares de autoridades e figuras políticas que possuam peças que possam enriquecer nosso acervo ", explicou.
Na Paraíba, desde 2012, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vem se destacando na preservação da memória e da história da Corte, ao longo dos seus 134 anos de instalação. Nos 80 anos de fundação, o presidente da Comissão de Notáveis do Museu, desembargador Marcos Cavalcanti, implementou à época o Memorial Virtual, disponibilizado no próprio site da instituição. Devido à sua vasta experiência, foi convidado pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, para participar da instalação do Museu Eleitoral. “Não sou museólogo, mas um entusiasta da história e da memória. Portanto, fico muito feliz de fazer parte do projeto”, afirmou.

Além da sistematização do acervo, na reunião foi discutida a definição do funcionamento do museu. A proposta inclui um roteiro de visitas guiadas, com todos os objetos devidamente legendados, além da abertura do espaço para diferentes públicos, como estudantes, acadêmicos, turistas e grupos literários. Com base na experiência aplicada no TJPB, será criado um e-mail e um QR Code para o agendamento das visitas.
Por fim, o desembargador Marcos Cavalcanti destacou que a implementação do Museu da Democracia ocorre em um momento oportuno para a Paraíba, que vivencia um momento de valorização cultural e turística. "O Governo da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa estão investindo fortemente em turismo e cultura. O futuro Museu Eleitoral ficará integrado a um circuito já consolidado, próximo ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), à Academia Paraibana de Letras, a igrejas seculares, ao Teatro Santa Roza e a outros equipamentos culturais. O centro histórico está cada vez mais visitado, e faltava a presença da Justiça Eleitoral nesse cenário”, frisou.
Estiveram presentes na reunião: o presidente da Comissão de Notáveis do Museu Eleitoral – Museu da Democracia, desembargador Marcos Cavalcanti; o coordenador de Sistemas (Cosis), Francisco José Rodrigues Gomes; o assistente no gabinete do juiz Rodrigo Clemente, Renato César Carneiro; o chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa; e a arquivista da Seção de Documentação (Sedoc), Gabriela Almeida Garcia.
O Museu da Justiça Eleitoral é um dos 20 projetos de gestão que compõem o novo planejamento estratégico do TRE-PB. Essa reunião representa mais um passo concreto para atingir os objetivos definidos no projeto.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem. Na fotografia aparecem pessoas em uma sala de reunião, em que aparece uma tela mostrando uma apresentação
#PraTodosVerem.fotografia interna aparecem pessoas dialogando em uma sala de reunião.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


