Representantes do TRE-PB participam de reuniões e palestras em Belém
Os eventos integram a programação do Fórum Nacional Verdemocracia que será encerrado nesta quarta-feira (16)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participou ativamente dos debates e reuniões paralelas que integram a programação do Fórum Nacional Verdemocracia. O evento acontece em Belém-PB e é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) em parceria com o TSE. Uma reunião da ministra Carmen Lúcia com presidentes dos TRE’s de todo o país para discutir eleições 2026 foi um dos destaques do segundo dia do Fórum.
De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a presidente do TSE insistiu num planejamento integrado para as eleições 2026, envolvendo a participação de todos os TRE’s. “Questões orçamentárias, a biometria e o envolvimento de facções criminosas no ambiente eleitoral, cujo cenário na Paraíba foi citado como preocupante, também foram pontos abordados pela ministra”.
A reunião com presidentes dos TRE’s durou mais de 3 horas e foi a portas fechadas. O desembargador Oswaldo também informou que Carmén Lúcia ainda debateu com os desembargadores a questão da biometria e abstenção dos eleitores idosos e dos jovens facultativos (entre 16 e 17 anos). “A ministra estuda uma política que possa ajudar o idoso a ser conduzido ao local de votação”, explicou ele, informando que na Paraíba são mais de 317 mil eleitores idosos, sendo 217 mil maiores de 70 anos e mais de 100 mil acima de 80 anos.
Plantio
Antes de participar da reunião com a presidente do TSE, todos os desembargadores e ministros presentes ao Fórum Verdemocracia plantaram uma árvore. No total, foram plantadas 37 espécies, como pau-preto, ipê rosa, ipê-amarelo, lanterneira, açaizeiro, tento-carolina e namorana.
O presidente do TRE-PB plantou uma muda de pau-preto na área reservada aos TRE’s do Nordeste, localizada na área Porto do Futuro, próximo ao teatro aonde acontece o Verdemocracia.
A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa, à compensação do carbono gerado pelas atividades do tribunal, e o estímulo de práticas conscientes e ambientalmente responsáveis no âmbito da Justiça Eleitoral.
A ministra Cármen Lúcia agradeceu pela iniciativa. “Este é um momento especial em que estamos plantando as sementes para depois colher os frutos”, destacou. Logo depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE, Cristiano Zanin, também enfatizou a relevância da ação. “Este é um momento importante que passa pelo apreço pela sustentabilidade. Esse ato tem um simbolismo muito grande para as próximas gerações”, ressaltou.
Palestras e reuniões
Além das palestras oficiais da programação do Fórum Nacional, dentro da programação do Verdemocracia ocorreu a reunião entre o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, com os diretores e representantes das EJEs de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) do Brasil.
A Paraíba estava representada pelo vice-diretor da EJE-PB, Rodrigo Clemente, e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Vanessa do Egypto. No Espaço Ver-o-Círio, na Estação das Docas, foi apresentado um diagnóstico da atuação das EJE's especialmente relacionada à questão da sustentabilidade. A apresentação do chamado "Diagnóstico Institucional" mostrou, entre outros dados, que 50% das EJE's possuem projetos relacionados a esse tema.
Segundo Vanessa, o principal motivo da reunião com as EJES foi para saber sobre as ações de sustentabilidade e de cidadania promovidas pelas Escolas. “Ação de cidadania é ação de sustentabilidade”, pontuou. Ela acompanhou de perto o vice-diretor que apresentou aos presentes algumas ações desenvolvidas no Tribunal da Paraíba. “Tivemos o evento PoliTEENzando que realizamos em João Pessoa para estimular o jovem eleitor e estamos com o projeto de implantação da usina fotovoltaica do TRE-PB em andamento”, detalhou Rodrigo Clemente
Todos os debates e painéis do Verdemocracia estão sendo acompanhados de perto também pela diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro. “Evento grandioso e muito bem planejado, que suscita reflexão essencial sobre a democracia e o meio ambiente equilibrado e o quanto tais valores fundamentais estão relacionados. As diversas abordagens expostas sobre o Tema revelam a democracia que queremos ver e também amadurecer”.
Confira a programação completa no site do evento: https://sites.google.com/tre-pa.jus.br/verdemocracia
/michellesousa/ascom/tre-pb/ com informações da ASCOM do TRE do Pará
#PraTodosVerem: Na fotografia, o palco de um evento, com quatro pessoas sentadas em poltronas. No centro, uma mulher de blusa listrada fala ao microfone, enquanto as outras três pessoas olham para ela. No fundo, uma tela de projeção mostra a logo do "Fórum Nacional Verde Democracia" e outras logos. À frente do palco, há arranjos de plantas.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify