Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB lança primeira edição da Revista Civitas

Sessão solene marcou a apresentação da publicação científica com palestra do juiz federal Bianor Arruda e presença de autoridades

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em traje formal gesticulando em um púlpito com um...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, na manhã desta sexta-feira (6), o lançamento oficial da primeira edição da Revista Jurídica Civitas. A solenidade, ocorrida na Sala de Sessões da instituição, reuniu membros da Corte, magistrados, servidores e representantes de diversas instituições jurídicas e acadêmicas para celebrar o fortalecimento da produção científica no âmbito do Direito Eleitoral. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Órgão no YouTube.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; pelo desembargador Horácio Ferreira de Melo Júnior, representando o presidente do TJPB, Fred Coutinho; pelo desembargador do TJPB e diretor da ESMA, Joás de Brito Pereira Filho; pelos juízes-membros da Corte Kéops de Vasconcelos e Rodrigo Clemente; pelo juiz federal Bianor Arruda Bezerra Neto; pelo procurador Regional Eleitoral, Marcos Alexandre Wanderley de Queiroga; pelo procurador-geral de Justiça do MPPB, Leonardo Quintans Coutinho; pelo conselheiro Eugênio Gonçalves da Nóbrega, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fábio Nogueira/ pela advogada Thiciane Carneiro, representando o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; e pelo vice-presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Sales Gaudêncio.

O evento foi marcado pela palestra “Eventos, Fatos e Narrativas: o juiz como doador de sentido à realidade e construtor da verdade”, proferida pelo juiz federal Bianor Arruda Bezerra Neto. Em sua exposição, o magistrado — que também é autor de um dos artigos publicados no volume inaugural — desafiou a visão clássica do papel do julgador.

“A verdade é um conceito ético, valorativo e fruto de uma construção; ela não existe em si mesma, aguardando ser descoberta pelo juiz perfeito, mais sábio ou experiente. O magistrado não é um ‘descobridor’ de uma verdade fixa que está lá no mundo, fora dele, para ser trazida ao processo. O juiz é, na realidade, um construtor de verdades que, por meio de valorações e da análise de narrativas, atua como um doador de sentido à realidade jurídica”, destacou o juiz Bianor Arruda.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em traje formal gesticulando em um púlpito com um...


Compromisso com o Conhecimento


Para o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, idealizador da iniciativa e responsável pela apresentação da obra, a revista representa um marco histórico para a memória da instituição. “A revista é um exercício que a gente precisa cultuar. Cultuar porque pouco se investe no espaço da doutrina, de a gente ter que deixar gravado, quer seja de forma digital, quer seja de forma física, ou em ambos os casos, pensamento, construção científica, estudo, sacrifício. E a revista, ela vem, no momento, não só de estimular isso, mas também um espaço para aproximar ainda mais o nosso juiz eleitoral do ambiente eleitoral”, afirmou o presidente.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em traje formal gesticulando em um púlpito com um...

O magistrado reforçou que a publicação é reflexo de um amadurecimento institucional. “As coisas foram modificando, e hoje tem uma riqueza de trabalho, temos algo para mostrar e entregar. E eu diria que a revista também integra uma série de situações de investimento nisso, na questão cultural, na questão científica, na questão da valorização desses espaços, que às vezes a gente não atenta. Ao lado desta revista, os doutores Rodrigo Clemente, Roberto D'Horn e Keops Vasconcelos estão em um trabalho magnífico”, destacou Oswaldo Trigueiro.


Rigor Técnico e Editorial


A produção da revista contou com um rigoroso processo de seleção, resultando na publicação de 25 artigos de autoria de magistrados, servidores e profissionais do Direito. A curadoria técnica e a responsabilidade pelo editorial ficaram a cargo do juiz-membro da Corte, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires.

O juiz Kéops de Vasconcelos destacou o alto nível das submissões recebidas. “O desafio editorial foi imenso, pois buscamos textos que unissem originalidade e rigor metodológico. A Civitas nasce com uma maturidade acadêmica notável, refletindo a pluralidade de ideias daqueles que fazem o dia a dia da Justiça Eleitoral. É um orgulho ver o resultado de um trabalho coletivo que agora se torna fonte de consulta para toda a comunidade jurídica”, pontuou o magistrado.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em traje formal gesticulando em um púlpito com um...

A estrutura científica da publicação foi composta pelo juiz Rodrigo Clemente de Brito Pereira (presidente do conselho), pela Dra. Rosimeire Ventura Leite e pelo professor e servidor Renato César Carneiro. A revisão dos textos foi assinada pelo professor Francelino Soares. O chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa contribuiu também com a editoração gráfica da publicação.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem publicações da Revista Civita


Presenças e Acesso


A cerimônia contou com a participação de membros da Corte, representantes do Ministério Público, OAB-PB, TJPB, TRT-13, TCE-PB, além de membros das Academias Paraibanas de Letras e de Letras Jurídicas. Com o lançamento oficial, a revista agora segue para distribuição nas bibliotecas jurídicas do país e estará disponível para consulta digital no portal oficial do TRE-PB.

Clique AQUI e assista ao vídeo do lançamento oficial da primeira edição da Revista Civitas no canal oficial do TRE-PB no YouTube.


Galeria de Fotos




/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em traje formal gesticulando em um púlpito com um brasão. Ao lado, uma mulher realiza interpretação em Libras, enquanto ao fundo observa-se uma bancada com diversas pessoas sentadas em um auditório.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-PB utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.