TRE-PB realiza roda de conversa sobre fake news e combate à desinformação
Encontro debateu como identificar fake news e apresentou orientações práticas para evitar o compartilhamento de conteúdos falsos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba promoveu, nesta sexta-feira (20), a roda de conversa “Sobrevivendo ao Caos Digital: como identificar fake news e combater a desinformação”. O objetivo do encontro foi estimular uma reflexão mais aprofundada sobre a circulação de informações falsas no ambiente digital e seus impactos na sociedade.
A atividade foi conduzida pelo chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa.
Durante o encontro, o mediador explicou o que não caracteriza fake news, diferenciando erros jornalísticos, opiniões e sátiras de conteúdos produzidos deliberadamente para enganar o público. Ele também apresentou a definição de Fake news: “Uma informação falsa, criada intencionalmente e propagada rapidamente em meio digital com a finalidade de manipular opiniões, influenciar comportamentos ou induzir a tomada de decisões”.
A partir dessa compreensão, o grupo analisou os principais sinais de alerta presentes nesse tipo de conteúdo, como títulos sensacionalistas que transmitem urgência excessiva, apelos emocionais destinados a provocar medo, indignação ou raiva, a exemplo de mensagens com frases como “compartilhe antes que apaguem”, além da ausência de autoria, falta de fontes confiáveis e reutilização de fatos antigos fora de contexto.
Os participantes também refletiram sobre o funcionamento da chamada “engrenagem” da desinformação, destacando o papel dos algoritmos e de sistemas tecnológicos que ampliam o alcance de conteúdos com alto potencial de engajamento.

Ao final, Diogo Alves Barbosa apresentou orientações práticas para identificar e evitar o compartilhamento de conteúdos falsos. Entre as recomendações, destacou a “regra dos 30 segundos” : ao receber uma possível fake news, a orientação é aguardar pelo menos meio minuto antes de repassar a mensagem, verificando autoria, fonte, data e se outros veículos confiáveis também noticiaram o fato. Outra dica é pesquisar o título da notícia entre aspas nos mecanismos de busca, acrescentando termos como “fake” ou “boato”, além de consultar canais especializados em checagem.
O servidor ressaltou que adquirir essa consciência crítica é fundamental em todos os campos da sociedade. Segundo ele, a desinformação impacta áreas como saúde, economia e educação, mas tem efeitos especialmente sensíveis no contexto eleitoral.
“As fake news afetam a qualidade das eleições. Muitas pessoas acabam tomando decisões de cunho político com base em informações falsas, em vez de refletirem a partir de dados verdadeiros. Esse tipo de conteúdo também atinge as relações sociais e familiares”, destacou.
/saragomes/ascom/tre-pb/
Capa#PraTodosVerem: Na fotografia aparece o servidor Diogo Almeida em evidência conduzindo a roda de conversa:“Sobrevivendo ao Caos Digital: como identificar fake news e combater a desinformação”, na sala de convivência do TRE-PB.
Foto 1#PraTodosVerem: Na fotografia aparece o servidor Diogo Almeida em evidência conduzindo a roda de conversa:“Sobrevivendo ao Caos Digital: como identificar fake news e combater a desinformação”, na sala de convivência do TRE-PB.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


