Eleições 2026: TRE-PB conclui projetos de final de alistamento e auditoria de urnas
Os dois projetos estão prontos e foram apresentados em mais uma reunião preparatória para as Eleições 2026

Mais dois dos 12 projetos do Programa das Eleições 2026 foram apresentados aos gestores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em mais uma reunião preparatória para o pleito, foram detalhados os projetos de final do alistamento eleitoral e de auditoria de urnas eletrônicas.
As reuniões preparatórias são coordenadas pela Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização do TRE-PB (SEGEM). De acordo com o secretário José Augusto de Oliveira Neto, o processo inclui a apresentação dos resultados a serem produzidos e das demandas internas a serem geradas nas áreas de tecnologia, recursos humanos, orçamento, autorização de horas extras, interação institucional do Tribunal com outros órgãos, entre outras. “Coberta essa primeira etapa das apresentações, a gente entra na fase de execução e monitoramento desses projetos”, completou, informando que haverá acompanhamento dessa execução passo a passo.
Alistamento Eleitoral
Um dos projetos que envolve mais demandas internas e logística é o do final do alistamento eleitoral. Ao apresentar o planejamento, o secretário da Corregedoria, André Vieira Queiroz, confirmou que o TRE-PB vai novamente montar toda uma estrutura no Espaço Cultural para a realização dos atendimentos na reta final do prazo de fechamento do cadastro, que é dia 6 de maio.
“O nosso projeto prevê o início dos trabalhos a partir de 6 de abril, estendendo-se até 6 de maio, com a prorrogação que é autorizada pela Portaria da Corregedoria-Geral Eleitoral. Então, paralelamente a essa questão pontual de João Pessoa, também estamos analisando a possibilidade de criar um espaço específico para as zonas eleitorais de Santa Rita, porque já identificamos uma demanda nesse sentido”, pontuou o secretário.
O cadastro eleitoral é encerrado sempre 150 dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro, conforme previsto no art. 91 da Lei nº 9.504/1997. Até essa data-limite, eleitoras e eleitores podem solicitar alistamento, transferência ou revisão eleitoral em qualquer unidade da Justiça Eleitoral.
Segundo André Vieira, o projeto de final do alistamento do TRE-PB se refere a todas as zonas eleitorais paraibanas. “A partir de levantamento junto às zonas eleitorais, estamos fazendo o dimensionamento da quantidade de guichês, de pessoal e de equipamentos que precisamos ter disponíveis exatamente para dar vazão a toda a demanda do final do alistamento.”
Auditoria das Urnas
Já o projeto de Auditoria das Urnas foi apresentado pelo assessor de Segurança da Informação (ASI), Diógenes Paiva.
De acordo com a chefe da Seção de Eleição, Inovação e Modernização (SEIM), Maria Eridan Pimenta, o objetivo é organizar, de forma prévia e estruturada, a logística e a execução dos procedimentos de verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas de votação. “A iniciativa contempla a definição de local adequado para a realização da auditoria, a disponibilização de infraestrutura técnica, a realização de filmagem contínua dos trabalhos e a observância dos protocolos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.”
Os 12 projetos envolvidos no Programa Eleições 2026 são:
Plano de Comunicação das Eleições
Logística e Apoio às Eleições
Final de Alistamento
Propaganda Eleitoral
Mesários e Auxiliares das Eleições
Registro de Candidaturas
Prestação de Contas
Preparação de Urnas
Suporte de TIC
Auditoria de Urnas
Segurança
Eleições na Zona
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas numa sala de reunião em formato de U discutindo um projeto que é exibido num telão
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


