Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Gestão participativa: Justiça Eleitoral debate novo modelo de orçamento

Iniciativa busca construir planejamento de 2027 com base nas reais necessidades das zonas eleitorais por meio de plenárias regionais que já têm cronograma definido

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de quatro homens reunidos em torno de uma mesa de...

A modernização da gestão financeira e a eficiência no gasto público pautaram uma reunião estratégica na manhã desta sexta-feira (16), na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo detalhar a implantação do novo modelo de orçamento que passará a vigorar em 2027. O projeto, que integra o rol de Iniciativas Estratégicas discutidas nas Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), é capitaneado pelo juiz da 20ª Zona Eleitoral de Araruna, Philippe Guimarães Padilha Vilar, e pelo assessor especial da Presidência, Eduardo Rangel Ribeiro.

Diferente do formato tradicional baseado apenas no preenchimento de formulários, a nova metodologia aposta na “captação ativa” das demandas. O presidente do Tribunal, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, enfatizou que a construção será participativa. “Estamos estabelecendo uma formatação nova para construir participativamente. O modelo antigo de formulários não retratava a realidade. Quando analisamos a estrutura física, de pessoal e tecnologia, percebemos que estava muito distante do que realmente era necessário. Este modelo novo vai a campo com plenárias para entender regionalmente o que as zonas eleitorais precisam”, explicou o presidente.


Cronograma e Eixos Estratégicos


Para viabilizar essa escuta direta, foi definido um calendário de apresentações e debates com juízes e chefes de cartório em diferentes polos do estado. As atividades começam no dia 5 de fevereiro em Cajazeiras, seguindo para Areia (5 de março), Campina Grande (26 de março) e encerrando em João Pessoa no dia 16 de abril.

O juiz Philippe Vilar detalhou que o projeto se sustenta em dois pilares. “O primeiro é simplificar o modelo para que qualquer gestor tenha uma leitura clara das contas e possa direcionar demandas de forma objetiva. O segundo eixo é a captação da efetiva demanda das zonas eleitorais. Por meio das plenárias, faremos a oitiva dos servidores na ponta para construir um orçamento baseado na real necessidade de cada local”, afirmou o magistrado.


Desafios e Transparência Gerencial


A transição para um modelo orgânico traz desafios técnicos e culturais. Segundo o assessor especial da Presidência e gestor do Projeto, Eduardo Rangel, o maior obstáculo é converter as necessidades locais em dados orçamentários precisos. “O desafio é pensar em uma forma de captar essas demandas e trazê-las para o modelo de orçamento participativo. Queremos um sistema mais simplificado que forneça informações gerenciais seguras. Isso trará um novo tempo administrativo, tornando o orçamento orgânico e permitindo que o gestor direcione recursos com muito mais assertividade”, pontuou.

Também esteve presente à reunião, o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo.

Com essa iniciativa, a Justiça Eleitoral paraibana reforça sua governança, garantindo que os investimentos em infraestrutura, tecnologia e pessoal estejam diretamente alinhados à realidade vivenciada em cada município do estado.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de quatro homens reunidos em torno de uma mesa de madeira escura em um escritório. Eles conversam e analisam documentos, com xícaras de café, copos de água e um notebook aberto.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

No período de 07 a 20/01/2026 o expediente será das 08h às 13h, conforme Portaria 415/2025.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-PB utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.