Museu Eleitoral: obra de adequação do Casarão dos Azulejos avança na Capital
A recuperação da coberta do prédio histórico entra na fase de conclusão; esquadrias serão recuperadas e ladrilhos repostos

A obra de adequação do Casarão dos Azulejos avança no Centro Histórico de João Pessoa para a implantação do Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia até março. O trabalho de recuperação do teto do prédio já está em fase de conclusão e já foi iniciada a etapa de demolições.
De acordo com Gabriela Oliveira Lima, arquiteta e gestora do contrato da construtora Santenge Engenharia junto à Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), 90% da coberta já foi recuperada. “Foi dado início também à etapa de demolições de banheiros, rebocos de paredes a serem refeitos, além da fundação para instalação do elevador, que já foi comprado.”
O Casarão também vai receber aproximadamente 600 novos ladrilhos hidráulicos para reposição do piso em áreas que estavam danificadas. “Esses ladrilhos já foram encomendados para fazer a reposição. As esquadrias também estão sendo retiradas para a recuperação”, informou a arquiteta.
A obra do Casarão dos Azulejos é orçada em R$ 2,8 milhões, e o trabalho vem sendo executado em ritmo acelerado para que o Museu da Justiça Eleitoral possa ser inaugurado até o início de março deste ano. O prédio é considerado uma das maiores riquezas arquitetônicas dos séculos XVIII e XIX na Paraíba e chama a atenção de quem visita ou passa pelo Centro Histórico de João Pessoa.

História
Por meio do Casarão dos Azulejos, é possível recontar a história da Paraíba e de sua capital, bem como do início da Justiça Eleitoral no Estado. Símbolo da riqueza da época, a parte externa do prédio é revestida completamente por azulejos portugueses na cor azul, trazidos da Fábrica Devezas, na cidade do Porto.
O Casarão foi construído pela abastada família Santos Coelho, formada por sertanejos que edificaram seu patrimônio com fazendas no Sertão, Agreste e Litoral da Paraíba e de Pernambuco.
Na semana do aniversário de 440 anos de João Pessoa, em agosto de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Governo do Estado celebraram uma parceria para viabilizar a implantação do Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia no Casarão, local que abrigou a primeira sede da Justiça Eleitoral na Paraíba, em 1932.
A criação do Museu da Justiça Eleitoral paraibana é uma iniciativa alinhada com a valorização da memória institucional, da cidadania e da democracia, reforçando o papel educativo e cultural da Justiça Eleitoral no Estado. Quando for inaugurado, a expectativa é de que receba visitas da população, de estudantes, pesquisadores e turistas.

/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece a fachada lateral do Casarão dos Azulejos com os Andaimes da obra montados. No canto direito, um trabalhador fardado sai de um portão lateral com o carrinho de mão
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparece a fachada frente/lateral do Casarão dos Azulejos, com os tapumes e andaimes
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 2 aparece a área interna da obra com uma escavação, um andaime alto até o teto e três pessoas trabalhando
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


