TRE-PB entrega Sala AGIL - primeiro Projeto Estratégico de Gestão concluído
Espaço foca em inovação, liderança e modernização dos processos de trabalho para aumentar a eficiência da Justiça Eleitoral

A entrega do novo Ambiente de Gestão, Inovação e Liderança (Sala AGIL) marcou a manhã desta segunda-feira (19), no edifício-sede da Justiça Eleitoral paraibana, em João Pessoa. Localizada no térreo, a unidade é o primeiro projeto estratégico da atual gestão a ser oficialmente concluído e inaugurado, servindo como sede para a Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM) e como polo de criatividade para todas as áreas do Tribunal.
Com uma estrutura de 263 m², a Sala AGIL foi projetada para ser um ambiente modular e configurável, estimulando o desenvolvimento de ideias e a resolução de desafios institucionais. O local, que anteriormente abrigava o espaço de memória, passou por obras em ritmo acelerado para se transformar em um centro de excelência capaz de reduzir burocracias e agilizar a prestação de serviços, tanto nas atividades administrativas quanto na preparação das eleições.
Cultura de Inovação e Eficiência
De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto, o espaço é equipado com ferramentas modernas voltadas para a transformação de processos. O gestor reforçou que o objetivo principal é a entrega de valor à sociedade. “As expectativas são as melhores. É que a gente passe a desfrutar de um ambiente em que as novas ideias fluam e nasçam com mais velocidade e agilidade, transformando as burocracias, removendo obstáculos para que consigamos prestar um serviço mais ágil, de mais qualidade e mais barato para o contribuinte”, detalhou o secretário.
Experimentação e Prática
O juiz gestor do projeto estratégico da Sala AGIL, Pedro Henrique de Araújo Rangel, reforçou que o espaço físico é o catalisador de uma mudança de mentalidade no Regional. “A partir deste laboratório que hoje está sendo inaugurado, reforçamos a cultura de inovação institucional para verificar processos e rotinas de trabalho, buscando melhores formas de fazer a mesma coisa ou novas formas de fazer coisas novas. A novidade necessita muito de experimentação, pois muito do que planejamos nem sempre resulta no esperado quando vai para a prática. Ter um laboratório para essa experimentação é um passo gigantesco para a cultura que pretendemos implantar”, ressaltou o magistrado.
Propósito e Superação de Barreiras
A diretora-geral do Tribunal, Alexandra Maria Soares Cordeiro, enfatizou a superação das barreiras burocráticas e o esforço coletivo para a materialização do projeto através de três pilares: propósito, patrocínio e parceria. “Tínhamos o propósito de um espaço para desenvolver ideias e quebrar paradigmas. Tivemos um gigante e incansável patrocínio da presidência, que não se deixou vencer pelas dificuldades do processo público de contratação e nos deu força para buscar soluções. E a parceria foi essencial, especialmente com o arquiteto Luciano Jordan, que nos ajudou a desvendar questões técnicas complexas ao longo da obra. Esse espaço é nosso e deve ser explorado para que colhamos muitas soluções”, afirmou a diretora.
O Planejamento como Cérebro da Instituição
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, encerrou os discursos destacando que a Sala Ágil é a materialização do pensamento estratégico. “O planejamento é o cérebro que direciona e razoabiliza a instituição. Este é o primeiro de 20 projetos estratégicos sendo entregues e simboliza nossa perseverança em modificar mentes internas e superar o ‘não é possível’. Derrubamos paredes e barreiras físicas para criar um espaço de transparência e inovação”, afirmou o magistrado. O presidente também relembrou o esforço de servidores como o eletricista Wilson e o arquiteto Luciano Jordan, além do apoio da Corte Eleitoral, convidando todas as unidades a ocuparem o local. “Este é o espaço do pensar, do crescimento e da projeção para o futuro da nossa Justiça Eleitoral”, concluiu.
LIODS
O espaço abrigará o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e foi batizado de AGIL (Ambiente de Gestão, Inovação e Liderança). Trata-se de um projeto com alta prioridade da atual gestão e visa transformar o ambiente, que antes ocupava o Memorial da Justiça Eleitoral, em um polo de criação, mentoria e aprimoramento contínuo dos processos de trabalho.
O novo espaço foi concebido com conceitos contemporâneos, adotando ambientes flexíveis e multiuso, ideais para o desenvolvimento de soluções com metodologias ágeis e design thinking. A iniciativa atende às diretrizes estratégicas e à Resolução CNJ nº 395/2021, alinhando a infraestrutura do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a Meta 9 do Poder Judiciário, focada em inovação.
Solenidade e Liderança
A solenidade foi conduzida pelo assessor de Cerimonial (Ascer), Lucas de Medeiros Pereira, e contou com a presença do desembargador Carlos Eduardo Leite Lisboa, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Gilberto Rodrigues; e de diversos gestores e servidores da instituição.
Também prestigiaram o evento os responsáveis pelo projeto estratégico “LIODS Instituindo Política de Inovação”: o juiz Pedro Henrique de Araújo Rangel (53ª Zona Eleitoral) e a servidora Anália Eugênia Marinho Xavier de Moraes (SEIM). A presença das lideranças reforça o alinhamento da Sala Ágil com as metas globais do Tribunal de oferecer uma justiça cada vez mais célere e humanizada.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Fotografias: Mariane Santos / Ícaro Cardoso / Mighuel Mangueira
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify












