TRE-PB intensifica preparativos para inauguração do Museu Eleitoral
Comissão debateu montagem do ambiente, criação do Plano Museológico e capacitação de equipe para atendimento à população.

A Justiça Eleitoral paraibana intensificou os preparativos para a inauguração do Museu Eleitoral – Memorial da Democracia, a ser instalado no antigo Casarão dos Azulejos, em João Pessoa. Os integrantes da Comissão dos Notáveis se reuniram nesta sexta-feira (23) para discutir questões técnicas sobre a montagem do ambiente e a necessidade de contratação de um museólogo para a catalogação do inventário do acervo e a criação do Plano Museológico.
Segundo o presidente da Comissão, desembargador Marcos Cavalcanti, durante a reunião foram discutidos aspectos relacionados ao inventário do acervo, pertencente ao próprio Tribunal Regional Eleitoral e proveniente de doações. “Pontuamos também os itens que integrarão a exposição permanente e aqueles que permanecerão na reserva técnica do Museu, bem como a necessidade de que cada peça exposta seja identificada, com legendas acessíveis e informações relevantes no contexto da Justiça Eleitoral”.
Outro ponto central do encontro foi a necessidade de criação do Plano Museológico, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento tem como objetivo organizar a gestão da memória e a preservação do patrimônio histórico e cultural, além de definir diretrizes para o funcionamento de museus. O chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa, explica que o Plano Museológico é um instrumento de gestão que inclui 12 programas. “Existe uma legislação federal que torna o documento obrigatório. Esse instrumento institui diretrizes no âmbito da gestão de pessoas, gestão de riscos, acervo e segurança. Ou seja, tudo o que precisa ser planejado para o bom funcionamento do museu”, afirmou.

Também foi dialogada a necessidade de formação de uma equipe para atuação no Museu Eleitoral, conforme explica o presidente da Comissão. “Precisamos capacitar servidores ou terceirizados para o atendimento ao público, tendo em vista que estudantes, turistas, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas deverão visitar o Museu”, declarou o desembargador Marcos Cavalcanti.
Estiveram presentes na reunião: o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; presidente da Comissão de Notáveis do Museu da Justiça Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti; juiz gestor do projeto Museu Eleitoral, Kéops Amaral de Vasconcelos Pires, o assistente no gabinete do juiz Rodrigo Clemente, Renato César Carneiro; o chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa; e a arquivista da Seção de Documentação (Sedoc), Gabriela Garcia Londres e o procurador do Ministério Público junto ao TCE/PB, Marcílio Toscano Franca Filho. Além dos arquitetos: Cristine Evelise, Umbelino Peregrino e a museóloga Marisa Pires Rodrigues.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem várias pessoas em uma sala de reunião, em torno de uma mesa. O presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, se encontra à cabeceira da mesa.
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem várias pessoas em uma sala de reunião. O presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, se encontra à cabeceira da mesa.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


