Nova Mesa Diretora do TRE-PB toma posse nesta quinta-feira (12)
Desembargadores Márcio Murilo e João Benedito assumem o comando da Justiça Eleitoral paraibana para o biênio 2026/2027

Nesta quinta-feira (12), a Justiça Eleitoral paraibana vivencia um momento de transição e renovação institucional com a solenidade de posse de sua nova Mesa Diretora, anuênio 2026-2027. Em atos que ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos será conduzido à Presidência, enquanto o desembargador João Benedito da Silva assumirá a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral.
A programação tem início às 9h, com a posse do desembargador João Benedito como membro efetivo da Corte Eleitoral, na classe de desembargador, ocupando a vaga decorrente do término do biênio do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Logo após, os membros do colegiado realizam a eleição para a nova Mesa Diretora, que deve ocorrer por aclamação, definindo os cargos de comando para o próximo anuênio.
Solenidade de Posse

O ponto alto das celebrações ocorre às 17h, com a solenidade oficial de posse dos novos dirigentes. O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que até então ocupava a Vice-Presidência e a Corregedoria, assume a Presidência com o desafio de coordenar os preparativos para as Eleições Gerais de 2026. O novo presidente traz consigo a experiência de ter presidido o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e um histórico de atuação voltado à inovação tecnológica e à celeridade processual.
Ao seu lado, o desembargador João Benedito da Silva, ex-presidente do TJPB no biênio 2023/2024, assume o compromisso de zelar pela regularidade dos serviços eleitorais no estado como vice-presidente e corregedor. Sua indicação, em 28 de janeiro de 2026, pelo Tribunal de Justiça foi unânime, reconhecendo sua trajetória de equilíbrio e dedicação à magistratura paraibana. O magistrado retorna ao Eleitoral após ter sido membro efetivo no biênio 2007/2009 e atuado como diretor da Escola Judiciária Eleitoral e como juiz corregedor regional.

Desafios e Compromissos
A nova gestão assume o Tribunal em um período estratégico. Com o encerramento do biênio do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, nesta terça-feira (10), a nova Mesa Diretora dará continuidade aos projetos de inclusão social, modernização do atendimento e, principalmente, ao fortalecimento da segurança do processo eletrônico de votação.
A cerimônia da tarde deverá reunir autoridades dos Três Poderes, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e servidores da Casa. O evento marca o início de um ciclo que terá como foco a garantia da integridade democrática e a transparência em todo o território paraibano.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o Edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, em primeiro plano, vestindo toga preta e gravata escura. Ele está posicionado atrás de uma bancada com monitores de computador e fala ao microfone durante uma sessão oficial.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem sentado em uma cadeira de couro preto em um gabinete oficial. Ele veste terno cinza, camisa branca e gravata amarela, e ao fundo observa-se uma janela com persianas brancas e as bandeiras institucionais.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


