Presidente do TRE-PB recebe visitas de cortesia

Nesta segunda e terça-feira, a presidente do TRE-PB recebeu as visitas de cortesia dos representantes do MPF e do secretário Chefe de Governo do Estado, respectivamente

TRE-PB Visitas Presidência

Na segunda-feira (23), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), recebeu, em seu gabinete, o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), José Guilherme Ferraz; a procuradora Regional Eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna e o procurador-substituto do Regional Eleitoral Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto.

Participaram do encontro, a juíza membro do TRE-PB, Maria Cristina Paiva Santiago e o assessor Especial da Presidência, Eduardo Rangel Ribeiro.

A visita de cortesia teve por objetivo cumprimentar a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão pela assunção à presidência da Corte Eleitoral Paraibana e aprofundar a parceria institucional entre o MPF e o TRE, buscando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.

Da mesma forma, nesta terça-feira (24), o secretário Chefe de Governo do Estado da Paraíba, Roberto Paulino realizou visita de cortesia à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, que está à frente da Justiça Eleitoral paraibana, para desejar-lhe sucesso no exercício da Presidência do TRE/PB.

Roberto Paulino foi vice-governador de José Maranhão durante a gestão compreendida entre a eleição estadual de 1998 até 2002, quando assumiu a titularidade do cargo. À Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, é viúva do ex-senador José Maranhão (vítima de COVID, tendo falecido logo no início da Pandemia de Corona Vírus). 

“Falamos a respeito do livro sobre a memória de Zé Maranhão, já que o Senado Federal vai fazer o lançamento da obra literária em Brasília e, posteriormente, em João Pessoa, pois o professor Sales Gaudêncio ainda está escrevendo o livro”, disse Paulino.

Sales Gaudêncio explicou que o livro conta com 540 páginas e capa de couro na cor vermelho rústico (puxando para um tom de terra, meio amarronzado).

O prefácio foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de Zé Maranhão desde a época do MDB Histórico, de resistência ao Regime Militar e deve estar pronto, impresso pela Gráfica do Senado, por volta dos meses de março ou abril deste ano.

Falta agora definir as datas de lançamento aqui na Paraíba e também em Brasília.

No livro consta também o registro de um depoimento do Deputado Estadual Raniery, representando a família Paulino.

  • MAIS DETALHES SOBRE A OBRA A RESPEITO DE JOSÉ MARANHÃO:

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Com esta publicação, o Senado Federal reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de Senador da República, deixando contribuições para a vida política do País.

Nesta edição, o Senado Federal homenageia o ex-senador José Maranhão, parlamentar eleito pelo Estado da Paraíba, entre os anos de 2003 e 2020.

Foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos, políticos contemporâneos, etc para esboço da face mais pessoal e de momentos marcantes da vida do ex-senador.

  • Como acrescenta o próprio autor do livro:

“Ora tradicional, ora conciliador, outras vezes um ‘radical’ , Zé Maranhão aparece entre aqueles sujeitos multifacetados que são quase impossíveis de se enquadrar numa obra ‘completa e definitiva’, sendo – por isso mesmo – muito difíceis de serem biografados”, conceitua Sales Gaudêncio.

  • PS: Trata-se, tecnicamente falando, de um “escorço” (breve relato sobre a história diferenciada do personagem em foco) do que propriamente uma biografia “modal” acadêmica, no campo disciplinar universitário, sistemático e metodológico.

Há depoimentos sinceros e emocionais (In Memoriam), em homenagem à trajetória de quase 70 anos de militância e carreira pública de um grande brasileiro, que nunca faltou ao seu Estado de origem e – por extensão – a todo o Brasil.

/com informações da presidência/tre-pb e do blog Giovanni Meirelles/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido