Justiça Eleitoral Itinerante na Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor em Rio Tinto/PB

Ação recebe apoio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade

#PraTodosVerem: Painel retangular com oito pessoas de pé, sendo duas mulheres.

Nesta quinta-feira (30), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), abriu o projeto Justiça Eleitoral Itinerante no município de Rio Tinto/PB, na ocasião, visitando a comunidade Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, com o apoio do juiz de direito Judson Kildere Nascimento Faheina, responsável pela 55ª Zona Eleitoral.

Na ação de cidadania e equidade racial, a Justiça eleitoral atendeu com emissão do título eleitoral, transferência de local de votação, quitação de multas, coleta biométrica e a pessoas com deficiência (PCD) para atualizarem o cadastro eleitoral, sobretudo, para no dia da eleição tem-se conforto e comodidade na seção eleitoral. O serviço também é voltado às pessoas que pretendem usar seu nome social no título eleitoral.

“Estamos trabalhando para efetivarmos a cidadania a todos os povos indígenas”, afirmou o juiz Judson Faheina, que exerce a função judicante, a mais de dez anos, na única Zona Eleitoral da Paraíba que possui população indígena, “eu me considero indígena”, asseverou.

Segundo o cacique Sandro, do povo Potiguara do litoral norte, a ação tem uma importância “muito grande, porque a Justiça chega à aldeia para facilitar a vida do povo e realizar o trabalho da própria Justiça; só temos a agradecer ao juiz da comarca e à presidente do TRE da Paraíba”.

A desembargadora Fátima Maranhão ressaltou três pontos: a necessidade de que o cadastro eleitoral seja realizado com a biometria, a revisão do cadastro para aqueles que tem algum acerto, correção ou alteração a fazer, e informar à Justiça Eleitoral quando se tratar de pessoa com deficiência. E concluiu afirmando que: “Esta iniciativa tem o propósito de trazer à população o acesso facilitado aos serviços da Justiça Eleitoral com maior segurança e conforto”.

Acompanharam a desembargadora Fátima Maranhão, nessa visita a Rio Tinto, o diretor-geral da secretaria do TRE-PB, André Vieira Queiroz; o secretário de Administração e Orçamento, Arioaldo Araújo Júnior; e o assessor de Comunicação e Multimídia, Humberto Borges Lima de Vasconcelos.

O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID), sob a responsabilidade da servidora Valnia Lima Veras Mariani Alves, propôs a realização das ações itinerantes, observando as recomendações da Resolução nº 519/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Justiça Itinerante visitou as seguintes comunidades: Comunidade Quilombola de Gurugí, em parceria com a 3ª Zona Eleitoral - Conde/PB, dia 14/11/2023; Caiana dos Crioulos, em parceria com a 9ª Zonas Eleitoral - Alagoa Grande/PB, dia 21/11/2023; e Nas aldeias indígenas do município de Rito Tinto/PB, em parceria com a 55ª Zona Eleitoral, no dia 30 de novembro de 2023.

/alexandredias/ascom/tre-pb/


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

icone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido