Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Justiça Eleitoral promove atendimentos no “Dia da Diversidade” em todo o Estado

Ação realiza atendimentos diversos, incluindo a possibilidade de inserção do nome social e da identidade de gênero no título de eleitor

#PraTodosVerem: Na imagem aparecem diversas mãos, desenhadas, e coloridas em variadas cores.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza, nesta quarta-feira (25), o “Dia da Diversidade” em todas as zonas eleitorais do Estado. A ação foi direcionada a travestis e transexuais e tem como objetivo a atualização do cadastro nacional de eleitores, incluindo alistamento, transferência e revisão eleitoral, com a possibilidade de inserção do nome social e da identidade de gênero nos registros eleitorais.

Em João Pessoa, os atendimentos acontecem no Fórum Eleitoral localizado na Rua Odon Bezerra, nº 309, no bairro do Tambiá. Já em Campina Grande, o atendimento é realizado na sede do Fórum Eleitoral, situada na Rua Rio Grande do Sul, s/n, no bairro da Liberdade.

O “Dia da Diversidade” integra a programação alusiva ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e conta com o apoio do presidente do Regional, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e da diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro. A ação é pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) e pela Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (ASGGE). A ação conta ainda com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PB (EJE-PB).

Segundo Carla Guedes, representante da Associação de Travestis da Paraíba (Astrapa), o Dia da Diversidade é uma data muito importante para todas as pessoas trans. “É uma coisa que nós demoramos muito para conquistarmos, e hoje em dia se tornou lei. É algo que nos torna cidadãs e cidadãos, acima de tudo, mais humanizados. Que seja uma das conquistas das muitas que ainda virão”, destacou.

Para Dhell Félix, presidente da Iguais Associação LGBT, este tipo de ação é extremamente necessária. “Nós vivemos um momento em que muitos direitos são retirados, e quando vemos ações como esta, acontecendo, principalmente através de um Tribunal tão importante do nosso país, e vemos que que ele reconhece o nome e o gênero das pessoas trans, para nós isso é extremamente significativo. Porque a maior bandeira de luta de uma pessoa trans  é o respeito ao seu nome social e ao seu gênero. Nós precisamos de mais ações como esta que enfrentam a LGBTtfobia e a transfobia no nosso país”, declarou.

De acordo com Valnia Lima Veras Mariani Alves, responsável pelo NAID, a iniciativa fortalece o compromisso da Justiça Eleitoral paraibana com a inclusão e a garantia plena de direitos. “Vale lembrar que o TRE-PB foi agraciado em 2023 com o ‘Selo da Diversidade’, reconhecimento nacional pelo ambiente acolhedor e inclusivo que a instituição oferece à comunidade LGBTQIAPN+”, apontou.

Valnia Lima Veras Mariani Alves, reforçou também que o respeito à identidade de gênero é um direito garantido pela Justiça Eleitoral e destacou que as pessoas trans podem procurar o cartório eleitoral a qualquer momento para solicitar a inclusão do nome social no título de eleitor e no cadastro eleitoral. “O Dia da Diversidade foi uma oportunidade de visibilidade e acolhimento, mas esse direito é permanente. Nossas portas estão abertas o ano inteiro para assegurar que todas as pessoas sejam respeitadas em sua identidade e possam exercer plenamente sua cidadania”.

A assessora de Governança e Gestão Estratégica (ASGGE), Patrícia Soares Lemos, registrou que “ações como essa consolidam o compromisso do TRE-PB com o acolhimento e a construção de uma democracia mais plural e respeitosa, onde todas as pessoas sejam reconhecidas em sua identidade e cidadania”.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, também reforçou a importância da iniciativa para a sociedade paraibana. “O Tribunal reafirma seu papel como espaço democrático, inclusivo e respeitoso. Nossa missão é garantir que toda pessoa tenha assegurado o direito de ser reconhecida em sua identidade e participar plenamente da vida cidadã”, afirmou o magistrado.

Como parte da programação, o TRE-PB também realizou uma palestra telepresencial sobre o tema “Discriminação, Transfobia e Homofobia”, direcionada a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, reafirmando o compromisso institucional com o respeito à diversidade e a construção de ambientes acolhedores.

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/ 
/Fotografia: Tunes Ambiental

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido