Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Dia da Consciência Negra: TRE-PB reforça equidade racial com ações e Protocolo CNJ

Iniciativas do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) promovem letramento em direitos humanos e o Tribunal adota diretrizes para julgamentos com perspectiva racial

#PraTodosVerem: Na imagem aparece uma arte gráfica dividida por cores amarela e branca, em homen...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, da cidadania e da democracia, intensificando as iniciativas voltadas à promoção da equidade racial, especialmente em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) tem sido o principal motor dessas ações contínuas de inclusão e valorização da diversidade no Tribunal. Ao longo de 2025, o NAID coordenou diversas atividades de letramento em direitos humanos:

- Em fevereiro, promoveu um evento sobre Equidade Racial e Cidadania no Centro de Educação da UFPB, que contou com a participação de lideranças de movimentos sociais e acadêmicos;

- Em junho, facilitou uma roda de conversa no Fórum Eleitoral de Santa Rita sobre cidadania, equidade racial e de gênero;

- Em julho, a 3ª Zona Eleitoral, em parceria com o NAID e a Comissão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade do TRE-PB (CMAID), realizou uma ação de cidadania na Comunidade Quilombola de Gurugi, no município do Conde, oferecendo serviços eleitorais e palestras.

Merece destaque a Ciranda de Memórias e Afetos, realizada no mês de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra e à memória de Zumbi dos Palmares. A atividade, promovida pelo NAID em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), reuniu servidores, servidoras e colaboradores do Tribunal em um espaço de diálogo sensível e significativo, onde histórias pessoais, vivências negras e reflexões sobre o impacto do racismo estrutural puderam ser compartilhadas, com o objetivo de valorizar as trajetórias e fortalecer laços.

A responsável pelo NAID, Valnia Lima Veras Mariani Alves, ressalta o impacto dessas ações para a cultura organizacional. “O engajamento do TRE-PB em atividades como a Ciranda de Memórias e Afetos demonstra que o Tribunal está comprometido não apenas em cumprir as metas institucionais, mas em construir um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo. Ao darmos voz às vivências, estamos ativamente fortalecendo laços e promovendo a equidade racial de forma consistente na Justiça Eleitoral”, declarou.

Em entrevista ao TRE-PB, a militante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, escritora e artista Renale de Carvalho, destacou que o mês de novembro é um período para celebrar o legado, a história e a luta dos ancestrais negros, defendendo a continuidade dessa luta por reparação, bem viver e uma democracia real. Ela ressaltou que, embora a legislação nunca tenha impedido o voto pela cor, os impedimentos históricos – como o analfabetismo – afetavam principalmente a população negra e indígena. Por isso, Renale enfatizou a necessidade de ampliar a democracia, dando acesso à educação e fortalecendo as candidaturas negras, sobretudo de mulheres, para que as pessoas historicamente marginalizadas sejam incluídas e se construa uma sociedade com efetiva equidade social e racial.


Adoção do Protocolo de Julgamento Racial


A partir de 2024, o TRE-PB passou a adotar o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, orientado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida busca sensibilizar magistradas e magistrados para o reconhecimento do racismo estrutural e suas implicações nos julgamentos, especialmente em casos envolvendo pessoas negras. O documento também trata da participação da população negra no processo eleitoral, com base na Resolução TSE nº 23.607/2019, que prevê medidas para viabilizar candidaturas negras.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a importância da data, afirmando que: “É um momento crucial para reafirmarmos o nosso compromisso institucional com a diversidade, a inclusão e o combate a todas as formas de discriminação. A Justiça Eleitoral da Paraíba reconhece a força e a contribuição da população negra para a nossa sociedade e, por isso, apoia integralmente ações como a adoção do Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, que buscam garantir a equidade e a representatividade em todos os espaços de poder”, asseverou.



Presidente do TSE ressalta dívida histórica com a população negra


Em referência ao feriado nacional, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a importância da diversidade da sociedade para a democracia. Na abertura da sessão de julgamentos dessa terça-feira (18), a ministra ressaltou que a sociedade brasileira tem uma dívida histórica com as pessoas negras, que hoje representam mais da metade da população do país.

“Que tenhamos sensibilidade para a construção de uma nova consciência que precisamos ter para uma sociedade mais inclusiva. É uma consciência de que nossa alma tenha todas as cores, formas, gêneros, para que realmente a gente possa construir uma sociedade livre, justa e solidária, como previsto no inciso I do artigo 3º da Constituição da República”, afirmou a ministra, reforçando a grande preocupação da Justiça Eleitoral com a temática e o desenvolvimento de ações para que seja alcançada a igualdade de todas as pessoas.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido