TRE-PB recebe dois murais artísticos inspirados em pássaros
A iniciativa já instalou oito murais artísticos, do térreo ao sexto andar no prédio-sede. A temática central das obras é a natureza, representada em formas, cores e palavras

O Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) recebeu mais duas intervenções artísticas em seus espaços internos. As obras, que retratam pássaros característicos da fauna local, estão localizadas no primeiro e terceiro andar do edifício-sede.
A iniciativa já instalou oito murais artísticos, do térreo ao sexto andar no prédio-sede. A temática central das obras é a natureza, representada em formas, cores e palavras. O projeto conta com a participação dos artistas plásticos Antônio Cláudio Massa, Jonathan Guedes, Fernando Castor e Thiago Alves, além do servidor do TRE-PB e artista visual Luciano Jordan Castor de Lima, que também atua como coordenador técnico da iniciativa.
O último trabalho na instituição será a instalação de uma pintura de 25m x 3m, na parede por trás da caixa de escadas voltada para o vazio interno que contempla seis andares. A obra será retratada pelo artista Jonathan Guedes.

O coordenador técnico e artista visual, Luciano Jordan, entregou o seu segundo mural artístico ao Tribunal. A inspiração da arte surgiu por acaso ao visualizar um vídeo na internet de uma mãe- pássaro acolhendo seu filhote. “A partir dessa referência, desenvolvi um desenho inspirado no pássaro Corruíra, que tem um canto muito bonito. A paleta de cores suaves e tropicais ficou muito agradável aos olhos, trazendo a ideia de tranquilidade, acolhimento, amor, contribuindo para o bem-estar no ambiente do trabalho”, disse.
Já o artista Fernando Castor se inspirou em uma fotografia de garça de sua autoria. Ao idealizar a composição artística do painel a ser instalado no Tribunal, o artista levou em consideração os valores institucionais numa perspectiva simbólica. “Considerei valores que não precisam ser ditos mas estão presentes como princípios essenciais no Tribunal. A criação foi orientada pela busca de equilíbrio e harmonia, tanto na esfera plástica quanto no campo semântico. Inseri associações simbólicas por meio dos elementos da composição. A abelha, por exemplo, representa trabalho, cooperação, organização e crescimento. Já a presença forte do azul e da garça representa o corpo inicial na percepção da pintura”, explanou.

Apesar da explicação, o artista destacou que a arte proporciona liberdade de interpretação ao público. “Essas considerações não esgotam a subjetividade envolvida no processo criativo. O espectador tem liberdade de leitura e interpretação, podendo ser tomado por percepções e sentimentos distintos. Essa é a beleza da arte: a liberdade saudável de cada individuo”, concluiu.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma montagem de dois murais artísticos na técnica pintura em tinta acrílica, ambos retratam pássaros.
#PraTodosVerem: Na fotografia 1 aparece um mural artístico com dois pássaros – uma mãe e filhote, ao fundo aparece uma vegetação.
#PraTodosVerem: Na fotografia 2 aparece um mural artístico de uma garça, em que está amparada em uma vegetação, ao fundo aparece um céu azul.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


