TRE-PB conclui regra de negócio para construção do sistema Quipó
Esta solução tecnológica visa aperfeiçoar o controle e acompanhamento da gestão orçamentário-financeira da alta gestão e Secretarias envolvidas.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concluiu a elaboração da regra de negócio que servirá de base para o desenvolvimento do sistema Quipó – uma solução tecnológica que visa aperfeiçoar o controle e acompanhamento da gestão orçamentário-financeira da alta gestão e Secretarias envolvidas.
Dividida em dois blocos, a regra de negócio vai nortear o desenvolvimento deste sistema para o monitoramento das despesas públicas, garantindo consistência, controle e alinhamento com os objetivos estratégicos.
A primeira parte do documento das regras de negócio corresponde ao mapeamento do fluxo de atividades dos processos orçamentário e financeiro, retratando a situação atual nas Secretarias da Administração (SAD) e Orçamento e Finanças (SOF). Já a segunda parte refere-se à proposta de mudança (TO-BE) no processo de trabalho dessas secretarias, com detalhamentos que definem os requisitos de implantação da ferramenta tecnológica de apoio a ser desenvolvida.
Na próxima reunião, que acontece nesta segunda-feira (3) será definido um cronograma de entregas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Na próxima reunião, que acontece nesta segunda-feira (3) será definido o cronograma de atividades e formato do trabalho entre a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Por fim, o coordenador de Sistemas (Cosis), Francisco José Rodrigues Gomes, enfatiza a importância da regra de negócio para nortear o desenvolvimento do software Quipó. “A proposta de melhoria para as Secretarias de Administração e de Orçamento e Finanças, elaborada pelo chefe do Departamento de Gestão Estratégica e Projetos do MPPB Ícaro Ramalho foi muito bem estruturado. Ao longo do desenvolvimento precisaremos de mais esclarecimentos mas já temos uma base sólida para avançar, já que essa solução envolve um tema complexo como gestão orçamentária e financeira. Isso exige dedicação das equipes do MPPB e TRE-PB, então estamos empenhados em colaborar em todas as etapas para alcançarmos o objetivo final: a implantação do sistema Quipó”, declarou.
Quipó
Muito antes das planilhas e dos sistemas gráficos, o Império Inca já utilizava a organização dos números por meio dos quipós — cordões com nós e cores que registravam informações sobre colheitas, tributos e populações. Esses registros permitiam ao império controlar recursos e planejar ações com eficiência. Dessa forma, o sistema de gestão orçamentária e financeira, em desenvolvimento, foi batizado de Quipó, inspirado nos Incas. A ideia é usar a tecnologia atual para aprimorar o mesmo princípio que guiava os incas, transformando dados em conhecimento para uma administração mais eficiente.
O sistema Quipó é um dos 20 projetos estratégicos em desenvolvimento, apresentados na 1ª Reunião de Acompanhamento Estratégico (RAE).
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma reunião de videoconferência, entre aparece um slide que mostra a apresentação da regra de negócio do sistema Quipó.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


