TRE-PB conhece boas práticas institucionais no Eleitoral paranaense
Troca de experiências, aprendizado e valorização de boas práticas institucionais marcaram o primeiro dia do intercâmbio no TRE-PR

Troca de experiências, aprendizado e valorização de boas práticas institucionais marcaram o primeiro dia dos representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A visita ocorreu por meio do Intercâmbio Valorize-se, e segue nesta quarta-feira (17), a partir das 13h30, com a recepção do vice-presidente e corregedor deste órgão, desembargador Luiz Osório Moraes Panza.
Ao longo do dia, os visitantes acompanharão uma sessão de julgamento e, em seguida, assistirão à apresentação do Projeto de Apoio Processual às Zonas Eleitorais e aos membros da Corte. No final do dia, os intercambistas participarão da gravação de um episódio do PodCRE, o podcast da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná.
No primeiro dia (16), os representantes paraibanos foram recepcionados pelo vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR), Silvia Albuquerque Medici Metri, e do coordenador de Comunicação Social, Márcio Carvalho Jardim.
Na ocasião, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza acompanhou o juiz membro do TRE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, e os servidores José Fábio de Lima Soares, da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, e Adriano Wagner Matias Ribeiro, da 26ª Zona Eleitoral de Santa Luzia, em visita às instalações do TRE-PR.
Segundo o juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, a experiência do intercâmbio no TRE-PR tem sido muito valorosa em diversos aspectos.
"Além da receptividade deste Tribunal, a estrutura física e administrativa, como também conhecer alguns projetos e boas práticas inspiradoras. Sem dúvidas, essa experiência têm sido enriquecedora, tanto para mim quanto para os dois servidores. Quando retornarmos à Paraíba, teremos repertório para implementar diversas iniciativas que estão sendo apresentadas ", afirmou.
Em seguida, os visitantes conheceram projetos em andamento, como o CRE Aproxima, o curso sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE), o Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (Infodip) e o Portal Business Intelligence (BI). À tarde, os intercambistas conheceram a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), onde a chefe do setor apresentou a rotina de atendimento e sistemas utilizados.
Para o servidor Adriano Wagner Matias, o primeiro dia do intercâmbio foi muito proveitoso. “Foi um dia ímpar. Tivemos troca de experiências valiosas, a exemplo do Infodip, que é um sistema criado pelo TRE-PR, utilizado em todos os Tribunais do Brasil. Além disso, participamos de uma reunião sobre as Eleições 2026, com os servidores do Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, estou feliz com a oportunidade de aperfeiçoar meus conhecimentos e aplicá-los na Paraíba”, declarou.
Já o servidor José Fábio de Lima Soares ficou impressionado com o pioneirismo do TRE-PR na criação do Infodip, e com a estrutura da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).
“O Infodip é um sistema que faz o registro da suspensão dos direitos políticos, como também identifica o óbito dos eleitores. Outra coisa que me chamou a atenção foi a estrutura da CAE, em que o espaço é muito organizado. Nela foi implementado também o projeto Sala Calma, pensado para promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e TEA. Portanto, o primeiro dia foi muito produtivo, inclusive, já elaboramos algumas sugestões a serem implantadas no TRE-PB”, revelou.
Na quinta-feira (18), os servidores do TRE-PB visitarão o Espaço da Memória Eleitoral e a Biblioteca. Em seguida, conhecerão a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e o Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS-PR). Por fim, acompanharão as apresentações do “Projeto Eleições” e do programa “Cidadania Plena - Todo Voto Importa”.
Programa de intercâmbio
A visita à Justiça Eleitoral do Paraná faz parte das ações do programa de intercâmbio “Valorize-se”, de iniciativa do TRE-PB, que possibilita às servidoras e aos servidores das ZEs da Paraíba conhecerem e compartilharem boas práticas em execução nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. A seleção das participantes e dos participantes foi realizada com base no desempenho do Prêmio de Eficiência das Zonas Eleitorais.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem seis pessoas sentadas, em uma sala de reunião. O espaço é bem iluminado, com paredes em tons claros e um painel de madeira. Na parede bege, existe um quadro com flores e uma planta decorativa ao fundo.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify