TRE-PB promove oficina para sanar pendências no eSocial
Iniciativa da SGP e da STIC visa capacitar servidores para corrigir inconsistências no sistema e alinhar dados para o cumprimento de obrigações fiscais em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), realizou nesta quarta-feira (17) uma oficina sobre o e-Social. O evento teve como objetivo capacitar os servidores para resolver as inconsistências identificadas nos dados enviados ao sistema, principalmente as referentes à competência de junho de 2025.
A capacitação foi ministrada pelos servidores Danielle Villar, Júlio César Ramalho Leite e Wescley Paoli Alcântara de Sousa, da Seção de Banco de Dados (SISBAN); e Márcia Valdenice Pereira do Nascimento, da Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEDES).
Segundo o secretário de Gestão de Pessoas (SGP), Océlio Batista Mendes, um dos organizadores da oficina, o evento busca capacitar os servidores para sanarem as pendências que vêm se repetindo desde a implantação do sistema em 2024. “O eSocial vem apresentando diversos problemas que podem, inclusive, influenciar na declaração de imposto de renda das servidoras e dos servidores, no próximo ano, que passará a ser obrigatoriamente via eSocial”, destacou.
“O objetivo principal é capacitar os servidores a resolver essas pendências para que, no próximo ano, a gente tenha o eSocial alinhado à Receita Federal”, complementou o secretário.
A importância da iniciativa também foi ressaltada pelo coordenador de Pessoal e Pagamento (COPEP), Marcus Christianus Bezerra Vieira. “Esta oficina é de extrema importância, porque até pouco tempo atrás nós tínhamos mais de 500 eventos retidos para sanear e corrigir. É necessário capacitar as unidades, porque elas estão sentindo dificuldade na identificação da origem desses problemas e em como corrigi-los”, afirmou.
A oficina representou um alinhamento entre as áreas de tecnologia e de gestão de pessoas. Para a chefe da Seção de Implantação de Sistemas e Bancos de Dados (SISBAN), Daniele Villar, o evento foi “muito promissor, porque trata de nossas obrigações tributárias, a nova forma como a gente tem que prestar contas, agora, junto à Receita Federal”. Ela reforçou que a capacitação é fundamental para evitar problemas futuros tanto para os servidores quanto para o próprio Tribunal, garantindo a qualidade das informações prestadas.
eSocial
O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica as informações das relações de trabalho, fiscais, previdenciárias e trabalhistas, sendo um sistema de escrituração digital que substitui várias obrigações acessórias e simplifica o cumprimento das obrigações pelos empregadores. Ele serve para que as empresas registrem e enviem, de forma padronizada, dados de seus trabalhadores, como cadastros, vínculos, folha de pagamento, contribuições e informações de saúde e segurança do trabalho, para diversas entidades públicas em um único local, de maneira digital.
O eSocial tem como principais objetivos: Unificar informações, Simplificar obrigações, Centralizar dados, Promover a saúde e segurança no trabalho, Facilitar o controle do governo. Em resumo, ele é uma plataforma digital que torna mais eficiente e transparente o processo de cumprimento das obrigações das empresas em relação aos seus trabalhadores e à legislação vigente.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia, um grupo de pessoas está reunido em uma sala de treinamento, sorrindo para a câmera. Ao fundo, uma tela de projeção exibe a página de um sistema de computador, com o texto “eSocial-JE”. No centro, há uma grande mesa retangular. À direita, mais duas mesas com monitores de computador e cadeiras.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify