Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Justiça Restaurativa realizou 53 Círculos de Construção de Paz

Em dez meses, o projeto promoveu práticas restaurativas que alcançaram 430 pessoas, distribuídas entre a sede e Zonas Eleitorais do Estado

Em dez meses, o projeto promoveu práticas restaurativas que alcançaram 430 pessoas, na sede e Zo...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contabiliza resultados expressivos com o projeto Justiça Restaurativa. Em dez meses, foram realizados 53 círculos de Construção de Paz, promovendo práticas restaurativas que alcançaram 430 pessoas, distribuídas entre a sede e Zonas Eleitorais do Estado. As ações foram conduzidas pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) por meio de acordo de cooperação.

As práticas de JR ocorreram entre maio de 2025 e fevereiro de 2026. A dinâmica contou com a participação de magistrados, servidores efetivos, requisitados, cedidos, terceirizados, estagiários e policiais militares.

Os círculos foram conduzidos com base no princípio da horizontalidade, assegurando espaços em que todas as vozes tenham o mesmo valor, independentemente do cargo ou vínculo institucional. Por meio dessa metodologia é possível promover o diálogo, escuta qualificada e fortalecimento de vínculos, estimulando uma cultura organizacional pautada no respeito, na corresponsabilidade e na empatia.

A realização de mais de 50 círculos de construção de paz, tanto nas zonas eleitorais quanto na sede do Tribunal, representa um passo importante na consolidação de uma atuação mais humanizada do Judiciário. Essa parceria entre o Nejure e TRE-PB permitiu alcançar todos os servidores, entre efetivos, magistrados, requisitados e terceirizados – valorizando cada pessoa que contribui diariamente para o funcionamento da Justiça Eleitoral.

O coordenador-geral do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou que o projeto vem sendo integralmente cumprido, conforme o planejamento inicial, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com uma atuação preventiva, educativa e transformadora. “A Justiça Restaurativa nos convida a olhar para as relações de trabalho de forma mais sensível, reconhecendo que ambientes saudáveis impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, declarou.

Segundo a juíza coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), Ívna Mozart, o objetivo da Justiça Restaurativa é semear, de forma permanente, uma cultura de paz dentro das instituições, mostrando que o Judiciário também pode atuar de maneira humanizada e propositiva. “ Dessa forma, os resultados demonstram que investir em diálogo é investir em pessoas — e, consequentemente, em uma democracia mais forte e em uma sociedade mais justa”, pontuou.

A magistrada complementa ainda que levar a Justiça Restaurativa para o âmbito eleitoral significou reduzir distâncias simbólicas entre a sede e o primeiro grau. Segundo ela, foi possível reconhecer especificidades locais e oferecer às equipes, sobretudo as do interior, tempo institucional para falar e ser ouvido. “Em diversas zonas eleitorais, os círculos representaram a primeira experiência formal de escuta qualificada promovida pela instituição, com a participação horizontal e inclusiva de todos que compõem o fórum eleitoral. Dessa forma, a Justiça Restaurativa foi uma inovação grandiosa no âmbito eleitoral, compreendida como ferramenta de governança, capaz de prevenir conflitos, qualificar decisões e promover a humanização da instituição”, concluiu Ívna Mozart.

O ciclo de facilitação de círculos restaurativos encerrou-se na sede, mas o Nejure segue, até março, com o curso de formação de facilitadores.

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma fotomontagem com participantes da Justiça Restaurativa. Ao fundo, a arte tem cores de roxo, rosa e tons de laranja.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-PB utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.