Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Projeto Totalização Ágil do TRE-PB concorre ao Selo de Qualidade Eleitoral

A iniciativa do TSE busca o reconhecimento e valorização de boas práticas no processo eleitoral pelos TREs.

A iniciativa busca o reconhecimento e valorização de boas práticas no processo eleitoral pelos T...

O projeto Totalização Ágil, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), está concorrendo ao Selo de Qualidade Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria Menção Honrosa. A iniciativa busca o reconhecimento e a valorização de boas práticas no processo eleitoral pelos TREs.

A Paraíba foi o primeiro estado do Brasil a totalizar os votos nas Eleições de 2024. O feito foi destacado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ao analisar o resultado do primeiro turno.

O projeto Totalização Ágil, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-PB, utilizou a metodologia design thinking para agilizar a totalização das eleições, eliminando atrasos causados por seções remanescentes que postergavam o encerramento dos trabalhos em até três horas.

Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto, essa metodologia utilizou três etapas: identificação dos problemas, processo de ideação e elaboração de materiais práticos que pudessem ser implementados pelas equipes eleitorais. “Com base em dados, o TRE-PB identificou os problemas e agiu nas seções que estavam atrasando a totalização dos votos, como também registrou boas práticas que deram certo. Na etapa de ideação, os participantes apresentaram alternativas de solução para o problema identificado e, em seguida, avaliaram o impacto e a viabilidade das propostas. As melhores ideias foram selecionadas e transformadas em protótipos que resultaram em duas cartilhas: Totalização Ágil e 10 Regras de Ouro”, explicou.

Selo de Qualidade Eleitoral

O Selo de Qualidade Eleitoral, instituído por meio da Portaria TSE nº 109/2025, na categoria Menção Honrosa, será concedido ao TRE que apresentar ação, projeto ou programa inovador, replicável e de impacto positivo para a Justiça Eleitoral, desde que atinja a pontuação mínima total de 700 pontos nos eixos temáticos: Gestão eficiente; Inovação e desenvolvimento colaborativo de sistemas; Atendimento ao cidadão; Transparência, integridade e combate à desinformação; e Capacitação e desenvolvimento.

Além do TRE-PB, os TREs dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Alagoas inscreveram projetos que contribuem para a excelência da Justiça Eleitoral.

A cerimônia pública para divulgação do resultado do julgamento e entrega do Selo de Qualidade Eleitoral será realizada no dia 10 de dezembro de 2025, na sede do TSE, em Brasília (DF).

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na imagem aparece uma logomarca em formato circular com o símbolo de uma engrenagem. Abaixo, lê-se o texto “Totalização Ágil – Zona Eleitoral”.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido