Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB participa de evento do Conselho Nacional de Justiça nos dias 17 e 18/11

O Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação acontece em Brasília

#PraTodosVerem: Na imagem aparece uma mulher em pé, em frente a uma mesa de cor laranja com o no...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participa do Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento acontece nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), no auditório do CNJ, localizado em Brasília-DF.

O evento visa capacitar os integrantes das comissões dos tribunais, promover a troca de experiências e subsidiar a atuação em casos concretos, por meio de painéis temáticos e oficinas de trabalho.

No primeiro dia de programação desta segunda-feira (17), às 9h, o presidente do Instituto Rafaela Drumond,Aldair Drumond, realizou uma apresentação de caso concreto. A mesa de abertura, às 9h15, contou com a participação da presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Renata Gil; do conselheiro do CNJ, Guilherme Guimarães Feliciano; e da juíza auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, Roberta Ferme Sivolella.

Em seguida, a juíza federal da Justiça Militar da União, Natascha Severo apresentou o aplicativo “Respeito em Jogo”

. Após o almoço, ocorreram três oficinas simultâneas, a partir das 14h, com os seguintes temas: Oficina 1 – “Estudo de casos: atuação prática em situações de assédio”, que tem como coordenadores o servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Arthur Pieper Neto; a assessora-chefe do Gabinete da Conselheira Renata Gil, Celina Ribeiro Coelho da Silva; a juíza federal da Justiça Militar da União, Mariana Aquino; e o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Rodrigo Foureaux. Os expositores são a assessora-chefe do Gabinete da Conselheira Renata Gil, Celina Ribeiro Coelho da Silva, e a juíza federal da Justiça Militar da União, Mariana Aquino.

Já a Oficina 2 – “Saúde e acolhimento: os impactos do assédio e da discriminação” tem como coordenadoras Andrea Keust Bandeira de Melo, juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, e a servidora do Conselho Nacional de Justiça, Rubiane Kreuz. Os expositores são: Fernanda Baldo, servidora do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul; Lis Soboll, psicóloga e professora; e Vilma Janaína Rios Cabral Victa, psicóloga clínica.

Já a Oficina 3 – “Assédio e discriminação: perspectivas interseccionais” está sob a coordenação do servidor do Tribunal Superior do Trabalho, Fernando Potyguar de Alencar Araújo Mattos, e da assistente do Gabinete da Conselheira Renata Gil, Gessyane Nogueira. Os expositores são Fábio Franscisco Esteves, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e o gerente de Auditoria Interna e Compliance na Veracel Celulose S/A, Anderson Pinho.

A juíza eleitoral e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação do 1° grau do TRE-PB, Israela Pontes, enfatiza a importância do evento para o enfrentamento à prática no ambiente institucional. “É com grande alegria e responsabilidade que represento o TRE-PB neste encontro promovido pelo CNJ. Reunir, em Brasília, todos os presidentes das comissões do Judiciário nacional é um passo indispensável para o fortalecimento de ambientes de trabalho íntegros, seguros e respeitosos. Este espaço reafirma que não há lugar para qualquer forma de violência institucional e que nosso dever é permanente: aprimorar políticas, consolidar protocolos e garantir que cada servidor, magistrado e colaborador seja protegido em sua dignidade”, declarou.

Programação

O Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexu...

Na terça-feira (18), a partir das 8h30, ocorrerá a continuidade das oficinas com os mesmos temas: “Estudo de casos: atuação prática em situações de assédio”; “Saúde e acolhimento: os impactos do assédio e da discriminação; e “Assédio e discriminação: perspectivas interseccionais”. Para mais informações, acesse o site https://www.cnj.jus.br/agendas/encontro-das-comissoes-de-prevencao-e-enfrentamento-ao-assedio-e-a-discriminacao/.

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece uma mulher em pé, em frente a uma mesa de cor laranja com o nome "Encontro das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, embaixo o tema do CNJ. Ao fundo, aparece a ilustração do evento, com vários braços erguidos, de diferentes tons de pele, alguns com mãos fechadas em punho e outros com a palma aberta, simbolizando união, luta, diversidade e resistência contra o assédio e a discriminação.

#PraTodosVerem: Na imagem aparece uma arte gráfica que contempla várias mãos, e ao lado esquerdo o nome do evento: “ Encontro das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, embaixo o tema do CNJ.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido