Capacitação vai facilitar atendimento eleitoral a pessoas vulneráveis
Treinamento no TRE-PB envolveu líderes de comunidades para que possam ser facilitadores da obtenção de serviços online pelo autoatendimento eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, na manhã desta quinta-feira (02), um treinamento voltado a representantes de comunidades. O objetivo foi capacitá-los como facilitadores junto a populações em situação de vulnerabilidade, auxiliando na obtenção dos diversos serviços on-line da Justiça Eleitoral, por meio do autoatendimento disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O treinamento foi ministrado pelo chefe da Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro (SESOC), Anderson Gomes, e teve duração aproximada de duas horas. Ele apresentou todos os serviços disponíveis no portal e o passo a passo para acessá-los. “A gente pode fazer 80% do alistamento eleitoral pela internet”, garantiu.
De acordo com o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB (COGECAD), Charles Oliveira, a Justiça Eleitoral mantém parceria com o Comitê Estadual de Erradicação do Sub-registro Civil e tem participado de seminários envolvendo essas comunidades, identificando as necessidades da população. “A gente teve a ideia de preparar uma pessoa da comunidade pra fazer esse atendimento lá. São pessoas sem acesso digital, e vão ser abertos postos em ONGs, associações ou outros espaços para essa orientação aos mais vulneráveis”, explicou.
O trabalho dos facilitadores treinados vai permitir o acesso aos serviços eleitorais sem que seja necessário o deslocamento até um cartório eleitoral mais distante. “Tudo pode ser resolvido na própria comunidade”, destacou Charles, acrescentando que, ainda neste mês, o TRE-PB realizará o mesmo treinamento em Campina Grande.
Diomar Pereira dos Santos, da comunidade Moradia de Mãos Dadas, no município de Conde, destacou a importância da iniciativa. “Vai ser muito bom, porque tem muitas pessoas que não sabem utilizar. E também o Cartório de lá é aqui em Santa Rita. Vai ser bom pra eles. Pelo menos assim eu vou saber de alguma coisa e passar pra eles”.
Representando a comunidade, Marisa Silva, situada no bairro Vila Diniz, em Jardim Veneza, Jones Kleiton também avaliou o treinamento como uma ação significativa. “A comunidade em si não tem informações sobre como transferir o título ou como se alistar. Então, esse treinamento vai proporcionar levar isso pra comunidade, tirar essas dúvidas e cadastrá-los no sistema eleitoral, pra que possam exercer o seu voto”, afirmou, ressaltando que há muitas pessoas em situação de vulnerabilidade no local.
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece uma sala de treinamento com pessoas sentadas em frente a telas de computador, um telão projetando conteúdo e um homem em pé falando
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparece uma mulher sentada numa sala de treinamento olhando para a tela do computador
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 2 aparece um homem sentado olhando para a tela do computador