LIODS realiza oficina de redesenho do fluxo de contratações do TRE-PB
A metodologia ágil utilizada é o Design Sprint. Ela tem o objetivo de encontrar soluções para problemas complexos em curto período de tempo

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou, nesta quarta-feira (11), a oficina de Redesenho do Fluxo de Contratações do Tribunal. A dinâmica, com duração de cinco dias, visa promover maior celeridade às aquisições e à contratação de serviços.
Na oficina, foi utilizada a metodologia ágil Design Sprint, criada pelo Google Ventures para resolver problemas complexos, prototipar ideias e validá-las com usuários reais, economizando meses de trabalho e desenvolvimento. A metodologia combina Design Thinking, estratégia e ciência comportamental para transformar conceitos em protótipos funcionais.
Participaram da dinâmica servidores das seguintes unidades: Comissão Permanente de Licitação (CPL), Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral (ASJUR), Seção de Compras (SECOMP), Seção de Contratos (SECONT), Coordenadoria de Material e Patrimônio (COMAT), Secretarias de Administração (SAD) e de Orçamento e Finanças (SOF), Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Assessoria Técnica da Diretoria-Geral (ATDG) e Coordenadoria de Serviços Gerais (COSEG).

Segundo a chefe da Seção de Eleição, Inovação e Modernização (SEIM), Maria Eridan Pimenta, a metodologia traz diversos benefícios, como foco, eficiência e colaboração. “Ela substitui debates intermináveis por decisões rápidas, sendo ideal para inovações e processos complexos. Além disso, reúne uma equipe multidisciplinar para focar em um problema ao longo de uma semana. Ou seja, é possível encurtar ciclos extensos de discussão e condensar meses de trabalho em poucos dias”, declarou.
A dinâmica foi conduzida pelos servidores da Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM): José Augusto de Oliveira, Maria Eridan Pimenta e Patrícia Lemos. A oficina continua nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro.
No primeiro dia, as equipes realizaram o mapeamento do fluxo atual e identificaram os gargalos, os tempos críticos de cada etapa, os pontos que geram retrabalho e as fases que podem ser suprimidas ou reunidas. “As equipes puderam alinhar o olhar sobre o atual fluxo de contratação e consolidar os principais gargalos. Esses gargalos servirão de subsídio para que o novo fluxo consiga superá-los”, detalhou Maria Eridan, chefe da SEIM.
/saragomes/ascom/tre-pb/
Capa#PraTodosVerem: Na fotografia, várias pessoas participam da metodologia Design Sprint, na Sala AGIL.
Foto 1 #PraTodosVerem: Na fotografia, várias pessoas participam da metodologia Design Sprint, na Sala AGIL
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


